Avianca Brasil deve devolver seus últimos aviões nas próximas semanas - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Avianca Brasil deve devolver seus últimos aviões nas próximas semanas

Avianca Brasil deve devolver seus últimos aviões nas próximas semanas

Compartilhar isso
Foto: Ricardo Meier
O calvário da Avianca Brasil ainda persiste, embalado pelas disputas entre seus credores que tentam há meses aprovar um plano de recuperação, cada vez mais improvável. Mas ao menos um desembargador da Justiça de São Paulo deu um passo no sentido de resolver parte do impasse da companhia aérea pré-falimentar. O magistrado Ricardo Negrão, da 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial, intimou a OceanAir (nome real da empresa) a devolver para a Airbus sete aeronaves A318 que ainda estão com ela.
A decisão veio após outras instâncias da Justiça terem ordenado que a Avianca Brasil entregasse os jatos para o braço de arrendamento da fabricante europeia. A companhia aérea, no entanto, se negou a cumprir a ordem judicial alegando que isso impediria que ela pudesse cumprir o plano de recuperação judicial.
A Avianca Brasil deixou de voar em maio passado após a ANAC considerar que a empresa não atendia às normas de segurança mínimas. Semanas depois, a agência de aviação civil suspendeu a concessão da companhia para exploração do transporte aéreo de passageiros e carga. No fim de julho, seus slots em Congonhas foram repassados para a Azul, MAP e Passaredo.
A empresa, que operava uma frota de mais de 50 aviões em dezembro do ano passado, quando pediu recuperação judicial, voava com apenas seis aeronaves em maio, dois A319 e quatro A318. No entanto, a Avianca mantinha outros quatro A318 sem condições de voo, um deles desde 2015 (prefixo PR-ONP, estacionado em Congonhas).
A Airbus tenta retomar esses oito A318 dos quais apenas um foi enviado para a França (PR-AVJ). Dos sete restantes, quatro estariam sem condições de voar, o PR-AVL, que está no Aeroporto de São José dos Campos, o PR-ONR, em Brasília, e o PR-ONC e PR-ONI, parados em Congonhas desde que os voos da Avianca foram suspensos.
Na petição, a Airbus exige também a devolução de motores PW6000 e outros equipamentos, mas a situação desses itens é desconhecida.
Apesar da expectativa de voltarem para a Airbus, esses aviões têm demanda muito baixa por conta do custo elevado de operação e de precisarem de reformas consideráveis para voltarem a ter condições de operar. Por essa razão, parece pouco provável que a empresa pretenda oferecê-los no mercado de leasing, ao menos em sua maior parte. Ao contrário do A318, os outros aviões da Avianca tiveram boa aceitação e logo foram transferidos para outras companhias como as antigas rivais Azul e LATAM que hoje voam com modelos A320.
Confira abaixo onde estão os oito A318 da Airbus:
ModeloPrefixoSituaçãoLocalização atual
A318PR-ONPEstacionado desde 2015Congonhas
A318PR-AVJDevolvido em agostoFrança
A318PR-AVLEstacionado desde maioSão José dos Campos
A318PR-ONOEstacionado desde julho de 2017São José dos Campos
A318PR-ONIEstacionado desde maioCongonhas
A318PR-ONHEstacionado desde fevereiro de 2017Congonhas
A318PR-ONCEstacionado desde maioCongonhas
A318PR-ONREstacionado desde junho de 2018Brasília
Fonte:AirWay
badalo.com.br
16.10.2019