HRSC realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

HRSC realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia

HRSC realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia

Compartilhar isso
O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), do Governo do Ceará, localizado em Quixeramobim, realizou a sua primeira cirurgia por videolaparoscopia. O procedimento consiste na realização de pequenos cortes dentro da cavidade abdominal do paciente com o auxílio de uma câmera de vídeo. “É com muita felicidade que iniciamos a utilização dessa tecnologia. A cirurgia laparoscópica é um dos grandes avanços da medicina nos últimos tempos. É uma inovação para a saúde da região, onde os maiores beneficiados serão os nossos pacientes”, afirmou o diretor de processos assistenciais a unidade, Cristiano Rabelo.
Menos invasiva, a cirurgia contribui para uma recuperação mais rápida dos pacientes. A agricultora Francisca Rosiany da Silva, de 33 anos, residente no município de Quixadá, foi a primeira paciente a passar pelo novo método de operação para retirada de um cálculo (pedra) na vesícula. “Fui operada em um dia e no outro já estava de alta. Estou me sentindo ótima!”, comemora. “O procedimento diminui taxas de infecção, além de garantir um ganho estético ao paciente comparado às técnicas convencionais”, destacou o coordenador do centro cirúrgico do hospital, Wlademir Roriz.

Atendimentos

O Hospital Regional do Sertão Central é referência na região em cirurgia geral de alta complexidade. Desde a abertura dos serviços até o primeiro semestre de 2019, 6.694 cirurgias foram realizadas na unidade. O procedimento por vídeo aconteceu na última terça-feira, 8 de outubro.
Ascom HRSC
11.10.2019