Santana do Cariri, Santana do Brejo Grande, Santana do Araripe, Santanopole ou simplesmente as terras de Senhora Sant'Ana.
Terras indígenas dos nativos conhecidos pela tradição popular como Buxixes;terra colonizada pelos irmãos João Alves Feitosa ,José Alves Cavalcante e pela Senhora Ana Gomes Vieira esposa de João Alves Feitosa; terra do Coronel Barros de Cavalcante; terra da família Estevão ; terra que tornou-se Distrito de Paz e Sede de Freguesia em 26 de agosto de 1838 com seu primeiro vigário o Padre José Galdino Teixeira; Terra dos Camapuns; terra que Arcelino Arrais apresentou projeto de lei provincial e elevou a categoria de Município em 25/11/1885.
Terra de Adrião do Vale Nuvens primeiro prefeito; terra de Lourenço Gomes; terra do Coronel Roque Pereira de Alencar que assinou o pacto dos Coronéis a pedido do Pe. Cícero; Terra do Coronel Felinto da Cruz Neves que enfrentou o Major Manuel Alexandre em conflitos armados; Terra de Generosa Amélia da Cruz Neves primeira prefeita da América Latina a concluir um mandato; primeira prefeita a assumir uma prefeitura no Ceará e a segunda no Brasil; Terra que nasceu Benigna Cardoso da Silva humilde e guerreira como a maioria do nosso povo; terra de Pe. Cristiano Coelho de 1938 à 1976.
Terra de Capitão Plácido Gomes de Sá, Antônio Catigueira, Hildo, Cincinato,Antônio Jeremias, Alcides Alves, João Rodrigues; terra de Ritinha Cega, Cinzeiro, Badú, Bacana, Padin Moacir, Buta da carroça, Ana do Carneiro, José do Doce e esposa, Dona Nanazinha; terra da difusora Senhora Sant'Ana; terra do brega e chique; terra dos clássicos Palmeira, Itarema e Grêmio; terra de João Duarte, Seu Odílio e Tuba; terra de Madrinha da Farmácia, Poeta Maranhão, Almenir Cidrão, Dr Plácido Cidade; terra de grandes professores; terra de grandes homens e mulheres.
A memória não é a mesma de antes , mas de forma rápida , quero homenagear Santana do Cariri em seu dia, na memória do nosso Povo que fez e faz Santana do Cariri.
Parabéns para todos nós Santanenses que fazemos esses 134 anos de luta e esperança.
Fonte: João Paulo Cabral - Professor, Historiador e Vereador do PT em nosso município
25.11.2019