LÍDER DA OPOSIÇÃO PROPÕE PROGRAMA EMERGENCIAL DE PROTEÇÃO AO EMPREGO - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

LÍDER DA OPOSIÇÃO PROPÕE PROGRAMA EMERGENCIAL DE PROTEÇÃO AO EMPREGO

LÍDER DA OPOSIÇÃO PROPÕE PROGRAMA EMERGENCIAL DE PROTEÇÃO AO EMPREGO

Compartilhar isso
 Subsídio, com recursos disponíveis no FAT, prevê 1 salário mínimo mensal por empregado durante 4 meses para micro, pequenas e médias empresas

Em meio a crise econômica que cresce com o avanço da pandemia do Coronavírus e o necessário isolamento social, o deputado federal André Figueiredo apresentou na manhã de hoje mais um projeto de lei para tentar amenizar a situação de milhares de empresários e trabalhadores brasileiros. Com o Programa Emergencial de Proteção ao Emprego – PEPE, empresas que possuam até 20 empregados e sejam consideradas micro, pequenas ou médias empresas receberão da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, conforme regulamento definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT, até o dia 10 de cada mês, um auxílio no valor de 1 salário mínimo mensal por empregado, durante 4 meses consecutivos, com a exclusiva finalidade de ser utilizada para pagamento de salários dos empregados durante o período de calamidade pública relacionada ao Covid-19.

O projeto ainda prevê que o saldo financeiro disponível no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES deverão ser restituídos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT para financiamento desse auxílio econômico, que não será computado na apuração das Contribuições para o PIS/PASEP, COFINS, IRPJ e CSLL pela empresa. 

Para o deputado André Figueiredo, autor do projeto, é preciso garantir soluções imediatas para a grave crise econômica que se aproxima. “A apreensão e incertezas do setor produtivo e trabalhadores são grandes e precisamos propor alternativas para garantir segurança e não parar o país. Essa é uma das medidas de proteção aos micro, pequenos e médios empresários e trabalhadores. Temos que impedir nesse momento, com soluções viáveis, demissões em massa, que podem gerar um efeito cascata na economia”, disse. 

O líder da oposição na Câmara dos Deputados ainda ressalta que os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT que estão no BNDES somam mais de R$ 41 bilhões, segundo levantamento de fevereiro de 2020. “É um valor expressivo que, ao invés de ser utilizado para novos financiamentos destinados a empresas de grande porte, deve ser destinado ao custeio da folha de salários de empresas menores que serão mais afetadas por essa crise. Considerando o valor proposto e o salário mínimo atual de R$ 1.045,00, o montante a ser disponibilizado será suficiente para custear a manutenção de quase 10 milhões de empregos durante os próximos 4 meses”.

Assessoria de Imprensa
26.03.2020