Foto: A. Baeta/Reprodução
Até 23 de abril, o Ceará deve ter 373 pessoas em unidades de terapia intensiva (UTIs) e 746 pessoas em enfermarias por infecção pelo novo coronavírus, conforme prognóstico divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesa) na noite desta quarta-feira (15). A projeção leva em consideração que o estado pode ter até 10% dos infectados precisando de UTIs e 20% das internações em enfermarias, sendo de menor complexidade. Além disso, projeta-se que o número de infectados pela Covid-19 no Ceará chegue a 3.734 pessoas até o dia 23 de abril.
Conforme o documento da Sesa, os leitos das UTIs podem atingir a ocupação total no dia 21 de abril, com 3.100 casos e até 10% dos pacientes (310) internados nestas unidades.
A simulação foi feita a partir de uma metodologia chamada Filtro de Kalman, que reuniu comparou dados do Ceará, do Brasil e de outros países escolhidos a partir do critério de maior número de dias no enfrentamento da pandemia.
Outro ponto do levantado prevê que o estado deve passar por uma elevação drástica no número de mortes por coronavírus a partir de 5 de maio. O prognóstico da Secretaria da Saúde (Sesa) aponta que nessa data os óbitos podem chegar a 250 por dia.
A plataforma IntegraSUS, atualizada pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) às 17h desta quarta, informou que mais 134 pessoas foram contaminadas pelo coronavírus, confirmando 2.291 casos. O boletim traz ainda o registro de mais oito mortes no Estado – totalizando 124 óbitos.
O aumento de casos do novo coronavírus no Estado já levou o Ceará a quase 90% de ocupação dos leitos de UTI nesta, declarou o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (14).
Fonte: Diário do Nordeste
16.04.2020


