Fachada do hospital Leonardo da Vinci. (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: Fábio Lima)
Número disponibilizado pela Secretaria da Saúde considera o período de 30 dias de quarentena.
Por
Aproximadamente 5.149 procedimentos eletivos são suspensos por mês nesse período de quarentena devido ao novo coronavírus (Covid-19), de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Além desses procedimentos - que incluem cirurgias - cerca de 23.423 consultas também devem ser suspensas, considerando o período de 30 dias.
Entre as medidas para enfrentamento da infecção está a suspensão de diversos procedimentos de saúde não emergenciais ou de urgência (os chamados procedimentos eletivos). O Ceará está em situação de emergência desde o último dia 16 de março, conforme Decreto nº 33.510 assinado pelo governador Camilo Santana.
O decreto inicial era de 15 dias e, por enquanto, está prorrogado até a próxima segunda-feira, 20. Como não há informação ainda sobre outra prorrogação ou um possível fim da quarentena nesse prazo, não é possível precisar quando esses procedimentos suspensos retornarão.
Há hospitais que optaram em reagendamento de consultas pelo prazo de 60 dias, como é o caso do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Sessões de quimioterapia, por exemplo, foram mantidas, mas reorganizadas para evitar aglomerações. O POVO apurou que, em dias normais, antes mesmo do nascer do sol, filas de dobrar esquinas são formadas do lado de fora do ICC por quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS) para se tratar.
O Estado acredita que a estratégia de isolamento social adotado pelo governador Camilo Santana resultou em "redução substancial na demanda por internamento clínico que não por não Covid-19", ainda segundo nota da Sesa. Mesmo assim, a Secretaria diz que "todos os casos de urgência e emergência continuam sendo regulados normalmente pela Regulação Estadual".
Sistema privado
A Unimed Fortaleza alterou o funcionamento das unidades assistenciais e administrativas para procedimentos e atendimentos eletivos e fez mudanças nas regras para visitação e acompanhamento de pacientes.
Localizado no São João do Tauape, o Hospital Unimed suspendeu todos os procedimentos eletivos de cirurgias e agendamento de cirurgias eletivas. Estão mantidas as cirurgias nas especialidades de Neurologia, Cardiologia e Oncologia, além das urgências. Agendamentos e consultas eletivas das clínicas Unimed também estão suspensos, pelo menos até o próximo dia 30. Estão mantidos apenas atendimentos para gestantes de alto risco e final de gravidez, além de receitas de uso contínuo ou controladas.
A central de atendimento ao cliente continua funcionando apenas por meio digital. É possível tirar dúvidas com a assistente virtual Roberta pelo WhatsApp (85 987360051), pelo portal www.unimedfortaleza.com.br/autorizacoes ou no aplicativo Minha Unimed: Cliente Unimed Fortaleza. O Sac segue disponível no telefone 0800 2751818.
opovo.com.br
14.04.2020


