Foto: Reprodução
Causando espanto em toda a população diante de uma decisão inédita tomada pela Unimed Fortaleza, que desde esta terça (19) começou entregar para seus clientes, de forma gratuita, medicamentos utilizados no tratamento de Covid-19, como a Cloroquina, a Associação Médica Cearense (AMC) se manifestou a favor da medida, como forma de desafogar os leitos hospitalares.
A alta procura de leitos para pacientes com o novo coronavírus no Estado, fez com que a associação se posicionasse a favor do protocolo do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele sugere o uso de hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina e zinco para combater em estágio inicial da doença.
Em nota, a AMC informa que devido o nível crítico de ocupação dos leitos, a medida se justifica consoante ao número de óbitos registrados. “Apesar de toda expansão da rede, não há capacidade de atender toda a demanda. As medidas que visam somente o atendimento dos pacientes em ambiente hospitalar, pós-agravamento dos casos, não se mostraram os meios mais eficientes”. O documento é assinado pelo presidente da entidade, Carmelo Silveira Leão Filho.
Nota
Mesmo sem estudos conclusivos do uso dos medicamentos, a associação explica que alguns estudos observacionais “mostraram resultados favoráveis de tais drogas quando utilizados em fases iniciais da doença”.
A associação salienta, no entanto, que não há outro caminho. Ressaltam ainda que o parecer do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 4/2020, publicado em 23 de abril, estabeleceu que a indicação dos medicamentos é critério do médico assistente, desde que haja consentimento do paciente para o tratamento.
Setor privado
A Unimed Fortaleza, foi a primeira instituição a se manifestar, antes mesmo da AMC divulgar a medida. Eles começaram desde ontem a distribuição gratuita de medicamentos para o combate ao coronavírus, como a “polêmica” Cloroquina e a Ivermectina.
A empresa informa que os médicos seguem um protocolo que varia de acordo com cada estágio e gravidade dos sintomas, auxiliando na prescrição correta dos medicamentos. A decisão para a prescrição dos medicamentos é exclusivamente do profissional.
Para o tratamento, após a aprovação do cliente, deve ser assinado o termo de consentimento. Segundo o plano de saúde, a indicação do uso da cloroquina está alinhada aos critérios e condições para a prescrição de cloroquina e de hidroxicloroquina do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Fonte: Redação Badalo
20.05.2020