250 agricultores de Ipaumirim recebem mil máscaras de proteção e assistência técnica - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

250 agricultores de Ipaumirim recebem mil máscaras de proteção e assistência técnica

250 agricultores de Ipaumirim recebem mil máscaras de proteção e assistência técnica

Compartilhar isso
Em obediência aos decretos de calamidade pública e emergência sanitária, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário presta assistência técnica remota a 250 agricultores familiares de Ipaumirim. Além de orientações sobre a produção agrícola, fornecidas por meio de um convênio firmado com o Instituto de Sementes da Sustentabilidade, o grupo de treze associações comunitárias recebeu mil máscaras de proteção, que reforçam o combate ao novo coronavírus.
“Sou Francisco Leopoldo e estou aqui para agradecer o combate à Covid-19 no Sítio Umarizeiro e nas demais que associações atendidas pelo Instituto de Sementes. Em meio à tantas atribulações, sabemos da importância desse trabalho do Governo do Ceará para atravessarmos a pandemia com saúde para as nossas famílias”, gravou o agricultor familiar da Associação Comunitária para o Desenvolvimento do Sítio Umarizeiro. As máscaras foram fornecidas em parceria com o Instituto Baobá.
“O projeto começou em setembro (do ano passado), com reuniões de sensibilização e elaboração de diagnósticos da situação das associações e das famílias atendidas. Neste período, construímos um biodigestor e realizamos oficinas de gastronomia, hidroponia, práticas veterinárias e de avicultura caipira”, relata João Marcos, técnico do instituto. Após o início da pandemia, focamos na deficiências na produção e comercialização das culturas e na prevenção ao covid-19”.
As principais ferramentas de comunicação no período de isolamento são o Facebook e o Whatsapp, “onde criamos grupos com os líderes e membros das associações”. “Percebemos que existe, sim, uma dificuldade de adaptação às ferramentas: principalmente entre os mais velhos”, reconhece João. “Por isso, repassamos tudo da forma mais didática possível, incluindo as recomendações das autoridades da saúde. A entrega das máscaras foi o que fortaleceu essa aproximação”.
Desde o início, a assistência técnica ocorre em várias frentes, respeitando a diversidade dos pequenos empreendimentos : a apicultura, a bovinocultura, avicultura caipira, horticultura, suinocultura e caprinocultura. “Antes, sempre tomávamos prejuízo: trabalhávamos muito e ganhávamos pouco. Agora, o Instituto trouxe a Wenzel´s pra perto de nós e não depender mais de atravessador”, comemora Bonfim Feliciano Gonçalves, presidente da associação comunitária.

Fique por dentro

O Instituto Sementes da Sustentabilidade foi uma das entidades vencedoras do Edital de No. 11/2019. O convênio atende à 250 famílias de treze associações comunitárias: Para o Progresso Zé Vieira; da Região da Região do São Pedro; de Direitos Sociais Casa Olho d´Água; da Região do Sítio Velho; de Umburana dos Bernardos; para o Desenvolvimento do Sítio Marcos; do Desenvolvimento de Ipaumirim; para o Desenvolvimento do Sítio Umarizeiro; para o Progresso do Sítio Unha de Gato, Sítio Novo, para o Progresso do Sítio Novo e Grupo de Produtores do Sítio Serrote.
No total, o edital contempla mais 2.252 famílias de agricultores familiares com assistência técnica em outros 27 municípios cearenses. O prazo de execução do serviço é de 365 dias e inclui atividades como sensibilização da comunidade, apresentação de diagnósticos de produção familiar e associativa, acompanhamento e e entrega de relatórios mensais e de encerramento do projeto.
“A metodologia tem caráter socioeducativo e acontece dialogicamente, pela prática dos agricultores e a troca de saberes com os técnicos. Promovemos assim, geração e apropriação de conhecimentos, construção de processos de desenvolvimento sustentável e adoção e adaptação às tecnologias de informação e comunicação”, conclui Castro Júnior, coordenador de Desenvolvimento dos Assentamentos, Reassentamentos, Comunidades Originárias e Tradicionais (Codea/SDA).
Ascom SDA
05.06.2020