O Ceará ultrapassou, nesta quinta-feira (11), os números oficiais divulgados pela China, primeiro país a sofrer com a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Enquanto o país asiático divulga o número de 4.638 óbitos, segundo a Universidade de Medicina Johns Hopikins, dos Estados Unidos, a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde já aponta 4.708 mortes no Ceará.
Em número de casos, o Ceará tem 74.692 diagnósticos positivos. Ainda em comparação com a China, já se vê proximidade nos do estado em relação àquele país, onde os números chegaram a 84.210. A última atualização do IntegraSUS foi às 17h55.
Os índices divulgados pela China, contudo, já foram contestados em âmbito internacional, sendo o país alvo de suspeitas e críticas em relação a gestão da pandemia.
Em relação ao Ceará, os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.
Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado na noite desta quarta-feira (10), a taxa de mortalidade da Covid-19 teve um aumento para 46,8 óbitos por cada 100 mil habitantes no Ceará. Segundo os dados da semana anterior, a taxa era de 37,3 mortes para o mesmo contingente populacional. A nova marca do índice corresponde a um incremento de 25,3% entre as duas últimas semanas.
Juazeiro do Norte registrou nesta quinta-feira (11) uma soma total de 858 casos do novo coronavírus. Desde a última atualização de óbitos, o município subiu de 27 para 28 casos de pacientes que morreram com a doença. Conforme estimativa divulgada pelo Badalo, o município pode chegar ultrapassar os 2,5 mil pacientes com Covid-19 até o fim de junho.
Fonte: G1 CE (adaptado)


