Bastidores da eleição em Juazeiro; 7 nomes de oposição disputam para enfrentar atual prefeito - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Bastidores da eleição em Juazeiro; 7 nomes de oposição disputam para enfrentar atual prefeito

Bastidores da eleição em Juazeiro; 7 nomes de oposição disputam para enfrentar atual prefeito

Compartilhar isso

 

Foto: Ascom Juazeiro
Felipe Azevedo

Inicia nesta segunda (31) o período das convenções partidárias. Nesses encontram que as siglas deliberam para eleger que serão os candidatos. Na pauta, as eleições em Juazeiro do Norte. O cenário está posto, mas ainda indefinido. Líderes políticos – a maioria deles em Fortaleza, é que darão a decisão final.

Isso porque o apoio para angariar votos é indispensável. Juazeiro tem o 3º maior número de eleitores do estado, e representa importante trunfo para os grandes partidos, que disputarão o governo.

Arnon Bezerra (PTB) quer se reeleger. Já não conta mais com o seu vice, Giovanni, e busca montar um grupo. Arnon, no entanto, está mais isolado que unido atualmente. Viu seus apoiadores saltarem do barco ao longo dos 3 anos e meio de mandato. Agora precisa ser habilidoso para garantir o grupo de Raimundo Macêdo (MDB). Isso, no entanto, depende de Eunício Oliveira.

Arnon Bezerra é prefeito de Juazeiro do Norte (Foto: Reprodução do video)

Glêdson Bezerra (Podemos) diz que está bem nas pesquisas. Há um agravante, no entanto: tempo de televisão e apoio dos grandes. Estrante como pré-candidato ao Executivo, o ex-presidente da Câmara garante que não “abre” para ser vice. Está, portanto, fora do grande grupo de oposição a Arnon, e permanece “isolado” atualmente. Deve anunciar quem compõe a chapa em breve.

Foto: Reprodução

Gilmar Bender (PDT) em tese, figura como o principal opositor de Arnon nesse momento. Ele também deseja o apoio do ex-prefeito Raimundo Macêdo. Raimundão, no entanto, ainda não anunciou quem apoiará. Está adianto esse anúncio, que tem peso para definir o rumo das próximas eleições. Na última entrevista que concedeu, Bender garantiu ter 14 partidos ao seu lado. Sua candidatura, no entanto, vai depender do aval de Cid Gomes, que já demonstrou estar fechado com Arnon.

O pré-candidato e empresário Gilmar Bender (Foto: Arquivo pessoal)

Giovanni Sampaio (PSD) conta com a força do ex-vice-governador Domingos Filho, presidente estadual do partido. É dele a articulação para derrotar Arnon, com quem está rompido. Informações de bastidores cravam que Giovanni será o vice de Gilmar. Há, no entanto, de se considerar a imposição de Raimundo Macêdo em indicar o vice. As opções seriam sua esposa Maricele, ou se filho, o suplente de deputado estadual David Macêdo.

Ana Paula Cruz (PSB) tenta achar um espaço. No partido do pai do governador, a ex-deputada estadual valoriza o passe. Mesmo fora da política com mandato nos últimos anos, partidários da candidatura do PSB argumentam força. Isso porque Cruz, além de levar consigo o nome do seu pai, o ex-prefeito Carlos Cruz, também daria um novo fôlego na política de Juazeiro.

Demontieux (PSOL) é figura marcada nas eleições em Juazeiro. É conhecido pela oposição demarcada. Foi o primeiro a se lançar como pré-candidato, e tem chapa formada. Disputou também em 2016.

Demontieux e Valdir Medeiros (Foto: Reprodução)

Nelinho Freitas (PSDB) é um estreante na política. O deputado estadual tem o apoio do tucanato cearense para lançar o nome como candidato. Mas ainda há a possibilidade, segundo diz, de apoiar uma chapa ou disputar como vice. Nelinho tem base eleitoral divida entre Juazeiro e Russas, e confia na atuação da empresa do pai, o Raimundinho, para consolidar uma votação expressiva no Cariri.

Nelinho afirma já ter conversado com Tasso esta semana

Nelinho afirma já ter conversado com Tasso (Foto: Reprodução)

Gabriel Santana se apoia no apoio dos grandes no PT. José Guimarães faz questão de sua candidatura. Para isso, tenta convencer o deputado estadual Fernando Santana para a campanha. Gabriel foi o candidato a vice de Gilmar em 2016. A chapa pode se repetir, a depender dos acordos. Ainda assim, na definido, o filho do ex-prefeito Manoel Santana também pode se entender com Arnon, deixando assim mais sólida a base do atual prefeito. Tudo em aberto.

Gabriel Santana é pré-candidato a prefeito de Juazeiro do Norte pelo PT

Gabriel Santana ao lado Pai Santana Neto (Foto: João Boaventura Neto)

miseria.com.br

01.09.2020