PARABÉNS AMIGO DEPUTADO IDILVAN ALENCAR. BLOG CARIRI ATIVO - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

PARABÉNS AMIGO DEPUTADO IDILVAN ALENCAR. BLOG CARIRI ATIVO

PARABÉNS AMIGO DEPUTADO IDILVAN ALENCAR. BLOG CARIRI ATIVO

Compartilhar isso

 Nós que fazemos o Blog Cariri Ativo parabenizamos o amigo e Deputado Federal Idilvan Alencar, desejamos muita saúde, paz e bem na caminhada, és merecedor de muitas bênçãos.

Natural do Crato, Idilvan foi eleito em 2018 deputado federal. Antes foi auditor adjunto da Receita Estadual, secretário executivo da Secretaria da Educação do Ceará, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE e Secretário da Educação do Ceará.

O Ceará elegeu, com mais de 154 mil votos, Idilvan Alencar para o primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Natural do Crato, região do Cariri, é graduado em engenharia civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especialista em engenharia de produção pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/UFPB). É especialista em política e administração tributária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de ser mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Auditor fiscal concursado da Secretaria da Fazenda do estado, foi coordenador de arrecadação estadual entre os anos de 2001 a 2003. No período de 2003 a 2006, enquanto esteve na Secretaria de Planejamento do Ceará, integrou a equipe de coordenação da reestruturação e redesenho de processo das secretarias estaduais (saúde, educação, fazenda, ação social, justiça e segurança pública).

Idilvan já havia atuado como Secretário Executivo e Adjunto da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) entre 2007 e 2014. O deputado presidiu, em 2015, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em 2016, assumiu como Secretário titular da Pasta da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e, em 2017, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Dentre as ações desenvolvidas à frente da educação cearense, destaca-se a implantação e expansão da política de Ensino Médio em Tempo Integral deixando a marca de 1/3 das escolas públicas da rede estadual do Ceará serem em Tempo Integral, ampliação da Política de Cooperação entre Estado e Municípios, fortalecendo as ações pedagógicas da educação infantil ao 9o ano das redes municipais, com qualificação da formação docente, materiais estruturados, avaliação e premiação as escolas e professores, resultando em 2017 como uma das melhores educação do país, com 82 das 100 melhores escolas de ensino fundamental, nos anos iniciais, do Brasil sejam do Ceará, fortalecimento e priorização do protagonismo estudantil com ações mobilizadoras, preparatórias e culturais com vistas a promover um maior número de acesso dos alunos da 3ª série do Ensino Médio à Instituições de Ensino Superior pelo Brasil.

Todas as ações voltadas para melhorar o acesso, a aprendizagem e a inclusão dos jovens de 15 a 17 anos na Escola, resultaram para que o Estado do Ceará apresentasse a maior evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017 do Ensino Médio, divulgado em 2018 pelo INEP/MEC, passando do 12º lugar no Brasil para o 4º lugar.

Em junho de 2018, seu artigo “Reforma do Ensino Médio” publicado no livro Os desafios do Ensino Médio, pela Fundação Getúlio Vargas, foi lançado na Livraria Cultura.

Em novembro de 2018, no Conselho Nacional de Educação (CNE), situado em Brasília, teve seu artigo “O ensino médio no Brasil entre consensos e dissensos nas políticas educacionais: Um olhar sobre a Educação Cearense” publicado no livro Educação em Pauta – uma agenda para o país, pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Fontepdtnacamara.com.br

23.09.2020