O incidente ocorreu com um Airbus A320neo da empresa aérea, que saiu do terminal cearense às 2h43. O desvio foi iniciado após uma hora e 15 minutos da decolagem.
Conforme passageiros a bordo, o comandante da aeronave explicou que havia apenas um motor em funcionamento durante o desvio para o aeroporto alternativo. O avião foi baixado de 38 mil para 23 mil pés de altitude — ou de 11,6 quilômetros (km) para sete km — e mantido assim por 30 minutos, até pousar. A aterrissagem ocorreu com segurança às 5h.
Apesar de ter capacidade de se sustentar em voo com apenas um dos motores em funcionamento, o procedimento padrão na aviação é levar a aeronave para pouso no destino mais próximo como medida de segurança.
De acordo com o The Aviation Herald, site que publica relatórios de acidentes e incidentes na aviação comercial, a companhia informou que o desvio foi ocasionado por uma falha mecânica. A Azul informou, em nota, que “o desembarque ocorreu normalmente e que os Clientes estão recebendo toda a assistência necessária conforme previsto na resolução 400 da Anac”. A companhia acrescentou que lamenta os eventuais aborrecimentos causados e destacou que “ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”.


