Quinze projetos na pauta de votação da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta (25) - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Quinze projetos na pauta de votação da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta (25)

Quinze projetos na pauta de votação da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta (25)

Compartilhar isso

A Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (25/02), a partir das 9h30, sessão ordinária e sessão extraordinária especial em formato híbrido – remoto e presencial – para discussão e votação de 15 matérias. A pauta inclui três projetos de lei e duas propostas de emendas constituciaonais do Poder Executivo, nove projetos de lei de parlamentares e um projeto de lei complementar de autoria da Defensoria Pública do Estado do Ceará.  

O projeto de lei 12/2021, do Poder Executivo, dispõe sobre a regularização funcional, sob o aspecto financeiro, de servidores administrativos (grupo ADO) em exercício nas unidades penitenciárias do Estado. Pela proposta, busca-se evitar perda remuneratória a esse pessoal substituindo o pagamento das gratificações da Lei nº 13.095, de 12 de janeiro de 2001, por Vantagem Pessoal Nominalmente Identificável (VPNI).

Outro projeto do Poder Executivo a ser analisado é o PL 13/2021, que altera a Lei nº 17.194, de 26 de março de 2020, na qual estão contempladas regras específicas aplicáveis às contratações públicas decorrentes de demandas relacionadas à Covid-19. O PL visa retirar de seu texto a menção à Lei Federal nº 13.979, de 2020, hoje em boa parte não mais vigente.

Também está previsto para votação o PL 14/2021, do Executivo, que autoriza o Estado do Ceará a reverter a doação de imóvel em favor do município de Várzea Alegre. A razão da reversão se deve à inviabilidade técnica do terreno aos fins a que a doação se propunha.

Será deliberado ainda o projeto de lei complementar 06/2021, de autoria da Defensoria Pública do Estado do Ceará, que permite a nomeação de defensores públicos para preenchimento de cargos vagos. A matéria possui uma emenda modificativa.

Os parlamentares votarão ainda, nesta quinta, o PL 573/2019, do deputado Evandro Leitão (PDT), que dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilizar informações referentes à prática da alienação parental e suas implicações legais para garantia do direito à informação.

Também serão votados cinco projetos de parlamentares para denominação de obras e equipamentos públicos. O PL 399/2019, do deputado Bruno Pedrosa (Progressistas), denomina de Aurino Eduardo da Silva a areninha no município de Ocara/CE. O PL 542/2019, do deputado Evandro Leitão, denomina Abner Profírio Sampaio a areninha do município de Tururu/CE. Já o PL 422/2019, da deputada Aderlânia Noronha (SD), denomina Jacob Bezerra Lima o Centro de Esportes em praça situado em Crateús.

O PL 447/2019, do deputado Carlos Felipe (PCdoB), denomina de Valdemar Arruda Cavalcante a CE-168, no trecho compreendido entre os municípios de Boa Viagem e Mombaça, passando pelo município de Pedra Branca. O projeto possui uma emenda modificativa. E o PL 266/2020, do deputado Romeu Aldigueri (PDT), denomina Dr. Luciano de Arruda Coelho o novo Aeroporto Regional de Sobral/CE.

Estão na pauta, ainda, três projetos de concessão de Título de Cidadão Cearense. O PL 619/19, do deputado Queiroz Filho (PDT), concede o Título de Cidadão Cearense ao jornalista Normam Gall; o PL 528/19, do deputado Evandro Leitão, concede o mesmo Título ao paraense Raimundo Roberto Morhy Barbosa (Beto Barbosa); e o PL 501/19, do deputado Sérgio Aguiar (PDT), concede o Título ao piauiense Maurício Cavalcante Filizola.

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Durante sessão extraordinária, serão votadas ainda duas propostas de emenda constitucional (PEC) do Poder Executivo. A PEC 01/21 autoriza a prorrogação excepcional de contratações temporárias celebradas no âmbito da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).

Já a PEC 02/21  altera o Artigo 209 da Constituição do Estado, indicando o aporte de recursos para constituição e manutenção de fundo destinado ao fomento e ao incremento do microempreendedorismo, inclusive mediante a disponibilização de crédito popular. 

flaviopintonews.com.br

25.02.2021