Prefeito de Santana do Cariri Samuel Cidade WertonA frente da prefeitura de Santana do cariri o executivo fala das principais ações positivas dos primeiros cem dias.
Samuel informa ainda que no hospital do município que segundo ele é de pequeno porte conta com apenas com o total de 16 leitos, mas que junto com o vice prefeito João Cabral e técnicos da área de saúde e secretario de obras para viabilizar a construção de oito leitos exclusivos para o covid. Respondendo ao questionamento sobre a vacinação naquele município, o prefeito informa que já foram mais de 2.000,00 vacinadas, representando mais de 10% da população cumprindo todas as metas de vacinação de acordo com o recebimento da vacina que vem do governo federal e que é redistribuída pelo governo do estado para os municípios que segundo o gestor chega de forma muito lenta mas que logo que chega um mutirão de vacinação é formado para proceder a aplicação nas pessoas cadastradas.
Samuel aponta a adesão do município a frente nacional dos prefeitos para comprara a vacina russa Sputinik V para agilizar mais ainda a imunização dos munícipes Santanenses. Com relação a única morte por covid naquele município, o prefeito falou que ao contrário do foi veiculado nas mídias sociais, todo esforço foi feito para salva-lo mas que o referido cidadão se recusava ir ao hospital para fazer o devido tratamento, sendo acompanhado com os devidos cuidados de distanciamento por uma agente comunitária de saúde. Após muita insistência da família do enfermo, ele aceitou ser medicado porém ao chegar no hospital o óbito era irreversível. Sobre o atual quadro, o prefeito classifica como sendo um a crise sanitária, política e financeira, e que o efeito sanfona de abre e fecha comercio as pessoas e empresários foram ficando cada vez mais vulneráveis, quando se pode notar óbito de várias empresas. O executivo disponibilizou toda e qualquer veiculação de propaganda gratuita na rádio educativa vale do Buriti, emissora vinculada a secretaria de educação do município para todos os Santanenses que comercializa quaisquer produtos no município, colocando que esta pandemia não é só sanitária mas também financeira, mas que todo e qualquer esforço será objetivando o bem está da sociedade.
Reportagem de Franciolli Luciano -Jornalista Registro profissional nº0003901/Coletivo de Imprensa Cariri.
15.04.2021