182 municípios cearenses estão com alerta 'altíssimo' para a pandemia - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

182 municípios cearenses estão com alerta 'altíssimo' para a pandemia

182 municípios cearenses estão com alerta 'altíssimo' para a pandemia

Compartilhar isso

 

As praias tem registrado aglomerações de forma recorrente. (Foto: Barbara Moira)
A classificação, calculada pela Sesa, leva em conta critérios como a taxa de ocupação de UTIs e o número de positividade de exames RT-PCR, considerado o mais confiável para detectar a doença.

Total de 182 dos 184 municípios cearenses estão em nível de alerta “altíssimo” em relação à circulação do coronavírus, de acordo com informações do IntegraSUS desta quinta-feira, 6. As outras duas cidades — Quixelô e Salitre, ambas da região do Cariri — enfrentam nível de alerta “alto”, conforme classificação da Secretaria de Saúde do Ceará. (Veja lista no fim da matéria)

Entre os critérios para definir essa categorização, a pasta estadual leva em conta informações como a incidência de casos de Covid-19 por dia, a taxa de letalidade da doença e o percentual de leitos de UTI ocupados. Em relação à pressão assistencial na rede hospitalar, por exemplo, é considerado como nível “altíssimo” os municípios com disponibilidade de UTIs abaixo de 5%.

Em Fortaleza, três de cinco critérios determinados estão classificados como alerta mais preocupante. A taxa de positividade de testes RT-PCR, considerado o mais confiável para detectar a doença, é a que apresenta cenário mais favorável, com risco moderado: 42,4% em relação às duas últimas semanas epidemiológicas. Nesse aspecto, é considerado altíssimo um índice acima de 75%.

Apesar da situação ainda grave, é possível observar que os critérios apresentam tendência decrescente ou estabilizada em relação a todos o Estado. Nas últimas semanas, esse tipo de informação tem feito com que o governo estadual avançasse com a flexibilização de medidas mais restritivas. Esse fim de semana, por exemplo, será o primeiro em que lojas e restaurantes funcionarão presencialmente.

Nesta sexta-feira, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus se reunirá novamente para definir as medidas adotadas no novo decreto estadual, seja para reabertura ou restrição do funcionamento das atividades. Uma das pautas será a volta às aulas do ensino médio. Até agora, segue permitido o funcionamento das escolas até o 9º ano.

O Ceará registra ocupação de dos leitos de UTI de 89,03%, segundo dados do IntegraSUS consolidados às 23h02min desta quinta-feira, 6. Em relação às enfermarias, o número é de 72,68%. A estatística considera todas as unidades de saúde do Estado que atendem pacientes com Covid-19, tanto da rede pública como privada. Considerando as UTIs adulto de Fortaleza, por exemplo, seis de 21 unidades de saúde estavam lotadas nesta noite.

Veja lista de municípios e o nível de alerta:

opovo.com.br

07.05.2021