No último dia 4 de maio, a Câmara de Vereadores de Iguatu havia aprovado o título de Cidadania Iguatuense ao presidente Jair Bolsonaro. Contudo, os parlamentares aparentemente se arrependeram do feito, e decidiram por revogar a homenagem ao político. O motivo, segundo integrantes da Casa, foi a repercussão negativa entre a população.
O projeto 026/2021, de autoria do vereador e vice-presidente da Casa, Rubenildo Cadeira (Republicanos), concede o título de cidadão a Bolsonaro. Inicialmente, cinco dos vereadores presentes negaram seu voto à proposta, sendo eles os parlamentares Sávio Sobreira, João Torres, Eudisvan, Marciano Baião e Lindovan. Já outros nove foram à favor da medida, sendo estes Rubenildo Cadeira, Zilfran, Pedro Lavor, Diego Felipe, Louro da Barra, Pedro Uchoa, Bandeira Junior, Alyson Berreto e João Lazaro. Os vereadores Rafael Gadelha e Marconi filho estiveram ausentes.
Conforme houve negavita repercussão no município, os vereadores Bandeira Júnior e Alyson Berreto desistissem de apoiar a honraria. Na última quinta-feira (6), ambos protocolaram requerimento para que a mesa diretora da Câmara pudesse deliberar em plenário o pedido de revogação dos votos. A expectativa é que a revogação possa ser votada no início da semana.
10.05.2021