CPI pede condução coercitiva e apreensão do passaporte de Carlos Wizard - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

CPI pede condução coercitiva e apreensão do passaporte de Carlos Wizard

CPI pede condução coercitiva e apreensão do passaporte de Carlos Wizard

Compartilhar isso

 

CPI da Covid quebrou sigilo bancário do empresário Carlos Wizard (Reprodução)
Mesmo com habeas corpus para ficar calado, empresário não apareceu para depor no Senado.

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM) determinouu, em reunião do colegiado nesta manhã, que seja solicitado à Justiça criminal a condução coercitiva do empresário Carlos Wizard. Além disso, a CPI quer a apreensão do passaporte dele, que é acusado de participar de um gabinete paralelo para orientar o presidente Jair Bolsonaro nas discussões sobre a Covid-19. Os anúncios foram feitos após Wizard faltar ao depoimento marcado para esta quinta-feira (17) à CPI.

“Por isso, nesse sentido. Oficiaremos a um juiz criminal para que requisite à autoridade policial a apresentação da testemunha faltosa ou determinar que seja conduzido por oficial de justiça, o qual poderá solicitar o auxílio da força pública”, afirmou Aziz, complementando.

“Para além dessas medidas, diante da ausência do depoente, determino que seja oficiada a Justiça Federal para que o passaporte do senhor Carlos Wizard seja imediatamente retido pela Polícia Federal tão logo ele ingresse em território nacional. E somente lhe seja devolvido após a prestação de seu depoimento perante essa comissão”, anunciou.

Omar Aziz criticou a postura do empresário que, convocado na condição de testemunha, conseguiu um habeas corpus do STF para ficar calado e, mesmo assim, não compareceu ao colegiado.

“O que me espanta é um cidadão procurar o Supremo Tribunal Federal (STF) para conseguir um habeas corpus para vir a essa CPI para ficar em silêncio nas perguntas que forem feitas a ele e ele não aparece. Então pra que foi ao STF se não vinha? O ministro Barroso com certeza tem muitos afazeres dentro do trabalho que ele tem como ministro do Supremo. Concede um habeas corpus para o Carlos Wizard, que é uma medida legal que respeitamos as medidas adotadas pelo Supremo, mas o senhor Carlos Wizard tem que tentender que a justiça brasileira tem outras coisas para fazer. Ele levar na brincadeira o STF, conseguir um habeas corpus para vir a CPI, para não estar presente e não comparecer a cpi? O seu Carlos Wizard está achando que conseguir conseguir habeas no Supremo é que ninguém ir na quintanda comprar bombom. É uma falta de respeito. Não com a CPI, mas com o Supremo”, disse Aziz, que afirmou ter sido procurado pelos advogados de Wizard para propor uma nova data para a oitiva.

Antes de faltar, Wizard alegou à CPI que estava nos Estados Unidos e sem passaporte no momento, o que impediria sua volta ao país para prestar depoimento. Antes, dificultou a citação, que só foi feita quando senadores aliados entraram em uma live que ele estava realizando nas redes sociais.

Fonte: O Tempo

miseria.com.br

18.06.2021