O Governo do Ceará assinou, na manhã desta quarta-feira, em solenidade virtual, com a presença do governador Camilo Santana, ordem de serviço para a construção de 19 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) em 19 municípios do Estado. Os equipamentos têm investimento na ordem de mais de R$ 26 milhões e fazem parte do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). O Proares III tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Governo do Ceará.
Os municípios que receberão os Cras são Aiuaba, Araripe, Caridade, Chaval, Choró, General Sampaio, Graça, Ibaretama, Ipaporanga, Jardim, Lavras da Mangabeira, Martinópole, Morrinhos, Ocara, Parambu, Quiterianópolis, Santana do Cariri, Tamboril e Uruoca. Outras cinco unidades estão previstas no Proares III para serem construídas em Coreaú, Croatá, Independência, Moraújo e Pires Ferreira.
Os Centros de Referência são considerados a porta de entrada dos serviços de Assistência Social. Neles, é proporcionado à população os serviços, benefícios e projetos de assistência social.
O governador Camilo Santana ressaltou a importância dos Cras para o povo cearense na busca pelos programas de assistência social no Estado.
O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
A primeira-dama, Onélia Santana, pontuou o papel dos Centros de Referência no acolhimento das crianças em diferentes faixas etárias e de suas famílias.
No Ceará, os Cras auxiliam ainda os beneficiários do Cartão Mais Infância, além de terem participado da distribuição de benefícios como o Vale Gás Social. A secretária de proteção social, Socorro França, destacou ainda o quanto a construção de novos cras pelo Interior pode impulsionar as políticas de assistência no Ceará.
LIVE DO GOVERNADOR.
SANTANA DO CARIRI.
Ascom/ Governo do Estado
21.07.2021



