Governo federal reconhece situação de emergência em dez cidades do País por desastres naturais - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Governo federal reconhece situação de emergência em dez cidades do País por desastres naturais

Governo federal reconhece situação de emergência em dez cidades do País por desastres naturais

Compartilhar isso

 

Municípios ficam no Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Brasília (DF), 30/7/2021 - O Governo Federal, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em dez cidades do Brasil por desastres naturais, em sua maioria por seca ou estiagem. A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União (DOU).

Registram estiagem os municípios de Araripe e de Itapagé, no Ceará, além de Caraúbas (RN) e Água Doce (SC). Sofrem com a seca, que é uma falta de chuvas mais prolongada que a estiagem, as cidades de Caiçara do Rio do Vento (RN), São Tomé (RN), Serra Negra do Norte (RN) e Padre Carvalho (MG).

A cidade catarinense de Pinheiro Preto sofreu com um vendaval e Constantina, no Rio Grande do Sul, teve prejuízos com granizo.

Acesso a recursos

Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o estado ou o município pode solicitar recursos para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

02.08.2021