- Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Compartilhar isso

 

A Comissão da Educação aprovou hoje o PLP nº 79/2021, de minha autoria. Tenho batido na tecla da importância de uma ação coordenada, integrada e ousada para recuperar a educação brasileira após dois anos letivos seriamente afetados pela pandemia.

Se não for uma grande prioridade nacional, passaremos as próximas décadas pagando os impactos da pandemia na educação e sua relação direta com renda, emprego, produtividade, violência, pobreza.
O PLP segue agora para a Comissão de Finanças e Tributação.

REFORMA ADMINISTRATIVA

ATUALIZAÇÃO REFORMA ADMINISTRATIVA
Conseguimos algumas vitórias no relatório da PEC 32, mas ainda somos fortemente contra essa proposta.
Assista o vídeo e compartilhe!

PISO SALARIAL
*Piso salarial é o mais baixo entre 40 países avaliados pela OCDE*
Em quase 3 anos como deputado federal, não foram poucas as vezes em que tive que defender a valorização dos professores. Na reforma da previdência, quiseram tirar o direito à aposentadoria especial; no Fundeb, quiseram tirar o percentual destinado ao pagamento de professores; na reforma administrativa, querem acabar com a estabilidade; há aproximadamente um mês, tentaram acabar com a regra de reajuste do piso salarial que garante ganhos reais; na pandemia, quiseram tirar o direito de greve dos professores e obrigar o retorno sem segurança sanitária; não querem pagar 60% dos precatórios para o Fundef.
Muito comum também é a afirmação que gastamos muito com educação, o mesmo que países ricos, mas os resultados são ruins. A armadilha é comparar o investimento com percentual do PIB e não o investimento por aluno. Como somos um país pobre e populoso, investimos bem abaixo por criança.
O resultado da educação brasileira é condizente, na média, com o quanto investimos. Dá para melhorar? Com certeza. Há estados melhores que outros, municípios melhores que outros, escolas melhores que outras com níveis de investimento similares.
Mas temos o pior salário inicial entre 40 países e estamos dentre os últimos quando analisamos o salário médio. Surpreende que nossa educação esteja dentre as piores dentre esses 40 países? A mim, não.
Queremos educação de qualidade para todos? Temos que valorizar os profissionais da educação, oferecer a eles melhor formação, melhores condições de trabalho e cobrar resultados de todo sistema.

Assessoria de Imprensa
17.09.2021