MPCE recomenda que protocolos sanitários sejam assegurados durante Romaria de Juazeiro do Norte - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

MPCE recomenda que protocolos sanitários sejam assegurados durante Romaria de Juazeiro do Norte

MPCE recomenda que protocolos sanitários sejam assegurados durante Romaria de Juazeiro do Norte

Compartilhar isso

 

Estão permitidos os atos litúrgicos, como missas, ofícios e orações, limitados à capacidade máxima de 70% em templos religiosos (foto tirada antes da pandemia, na Romaria de 2019) (foto: Luciano Cesário/CBN Cariri)
Evento teve início nessa quarta-feira, 1º, e vai até o dia 15 de setembro.

Autor Mirla Nobre

A edição deste ano da Romaria de Juazeiro do Norte iniciou nessa quarta-feira, 1º, e prossegue até o próximo dia 15 de setembro. Neste ano, o evento retoma algumas atividades festivas de forma presencial. Na última terça-feira, 31, o Ministério Público do Estado Ceará (MPCE) recomendou então que os organizadores do evento assegurem o cumprimento dos protocolos sanitários contra a Covid-19 no município, localizado no Cariri cearense, durante as festividades.

Em 2020, o evento aconteceu de forma virtual pela primeira vez na história devido à pandemia do coronavírus. “Existe uma preocupação ainda das autoridades sanitárias por conta das variantes, embora os indicadores de internações tenham diminuído, existe ainda a ameaça da variante Delta”, explicou a promotora de Justiça Alessandra Magda Ribeiro, em entrevista ao jornalista Farias Júnior, da Rádio CBN Cariri.

A promotora destaca que o cumprimento das medidas deve ser assegurado, principalmente porque o evento atrai um grande público para o município. “Essas medidas ainda são necessárias porque a gente sabe que há o deslocamento de pessoas de um município para outro e de um estado para outro. Como a Romaria de Juazeiro atrai um grande público, há necessidade do controle dessas pessoas”, explica Alessandra.

Na recomendação do MPCE, o órgão pede que sejam cumpridos os decretos estaduais. Estão permitidos os atos litúrgicos, como missas, ofícios e orações, sendo limitados à capacidade máxima de 70% em templos religiosos. Devem ser evitadas situações que possam gerar aglomeração de pessoas. 

Por isso, o MPCE informa que os eventos tradicionais de romaria que possam gerar aglomerações devem ser realizados exclusivamente de forma virtual, sem a presença de público, respeitando todas as medidas estabelecidas em protocolo sanitário.

No Ceará, o decreto estadual vigente, válido até o próximo domingo, 5, permitiu a realização de eventos-teste no Estado agendados previamente, em locais abertos ou fechados, de 100 a 200 pessoas, bem como cerimônias culturais em equipamentos públicos. Os eventos devem seguir os protocolos sanitários disponibilizados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

O documento de recomendação do Ministério Público foi expedido pela 2ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte e enviado à Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores e à Administração do Horto, bem como às autoridades municipais. Para a garantir a fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias na cidade, o documento também foi enviado à Polícia Militar, Polícia Civil e demais órgãos de fiscalização, como Guarda Civil e Vigilância Sanitária.

opovo.com.br

03.09.2021