Atuação de prefeitos e prefeitas cearenses é destacada em sessão solene na AL - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Atuação de prefeitos e prefeitas cearenses é destacada em sessão solene na AL

Atuação de prefeitos e prefeitas cearenses é destacada em sessão solene na AL

Compartilhar isso

 

A atuação dos prefeitos cearenses foi reconhecida em sessão solene, nesta terça-feira (26/10), em homenagem ao Dia do Prefeito, data celebrada em 6 de outubro e também no dia 11 de abril, quando foi criado o primeiro cargo de prefeito no Brasil. O evento foi proposto pelo deputado Fernando Santana (PT) e subscrito pela deputada Augusta Brito (PCdoB).

A solenidade homenageou prefeitos dos 184 municípios cearenses, além de 12 vice-prefeitos dos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte, Crato, Jardim, Mauriti, Aurora, Santana do Cariri, Altaneira, Ibicuitinga, Piquet Carneiro, Antonina do Norte e Campos Sales.

SANTANA DO CARIRI.

Prefeito Dr. Samuel Cidade e o Vice João Paulo Cabral

O presidente da AL em exercício, deputado Fernanda Santana (PT), presidiu a sessão e ressaltou que “o momento é importantíssimo”, para reconhecer e valorizar o trabalho que prefeitos e prefeitas realizam em seus municípios. Ele também destacou a atuação dos vice-prefeitos, que atuam em auxílio à missão dos prefeitos. “É uma parceria fundamental para que os objetivos perseguidos pela administração municipal sejam plenamente alcançados”, pontuou.

A deputada Augusta Brito (PCdoB) comentou sobre as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais, assinalando que prefeitos e prefeitas devem seguir a lei e ter responsabilidade legal para que não sejam punidos por decisões tomadas de imediato, mesmo que sejam para beneficiar a população. Ela enfatizou ainda a atuação das prefeitas cearenses, afirmando que, apesar das dificuldades enfrentadas, as mulheres mostram um grande diferencial na política.

O governador do Ceará em exercício, Evandro Leitão (PDT), pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas da pandemia da Covid-19. Ele também reforçou “a mais absoluta admiração” aos prefeitos dos 184 municípios cearenses e assegurou que, em momentos de dificuldade, eles sempre correm em socorro às principais necessidades do povo. “Os prefeitos e as prefeitas são eleitos para assumir a missão de administrar os municípios de acordo com as leis municipais, estabelecer o investimento em obras, serviços e políticas públicas, fomentar ações nas principais áreas e assegurar o combate às desigualdades”, frisou.

O deputado Antônio Granja (PDT) afirmou saber do peso da responsabilidade e do compromisso dos gestores municipais e parabenizou cada um dos prefeitos presentes pela missão exercida e pelo desprendimento, “abdicando do tempo com família e amigos para servir ao povo”.

Já o deputado Oriel Nunes Filho (PDT) felicitou todos os prefeitos e comentou que reconhece as dificuldades, mas também sabe do “prazer que é ser prefeito de uma terra e poder contribuir para o desenvolvimento daquela cidade”.

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e prefeito de Chorozinho, Francisco de Castro Menezes Júnior, acentuou que, dos três entes do Executivo, os prefeitos são aqueles a que a população tem mais fácil acesso. “Temos a principal missão, que é servir à nossa população, e isso é o que nos move a estar na frente das nossas prefeituras para fazer o que tem de melhor ao nosso alcance para todas as pessoas que moram na nossa cidade”, pontuou.

O secretário estadual do Planejamento e da Gestão (Seplag), Mauro Filho, salientou que a gestão pública é feita com o foco maior de atender a população e que “não existe social sem dinheiro”.

“Ajuste fiscal hoje virou uma palavra altamente idiossincrática. Todo mundo vê isso como corte disso, corte daquilo, quando, na realidade, ajuste fiscal é você dotar municípios, estados e União para que cada um desses entes possa ter os recursos adequados para atender as demandas da população e fazer os investimentos necessários para que a melhoria da qualidade de vida seja efetivamente alcançada”, explicou, apontando que os gestores municipais têm que estar ainda mais preparados para cumprir essa tarefa.

BD/AT

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa