Tempo médio para abertura de empresas no Brasil cai para 47 horas - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Tempo médio para abertura de empresas no Brasil cai para 47 horas

Tempo médio para abertura de empresas no Brasil cai para 47 horas

Compartilhar isso

 

Dados do boletim Mapa de Empresas, do Ministério da Economia.

O tempo médio para a abertura de uma empresa no Brasil caiu para 47 horas, quase um terço do prazo que era gasto para o mesmo processo em janeiro de 2019, quando era preciso, em média, cinco dias e nove horas.

O tempo médio para a abertura de uma empresa no Brasil caiu para 47 horas, quase um terço do prazo que era gasto para o mesmo processo em janeiro de 2019, quando era preciso, em média, cinco dias e nove horas. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (25) pela plataforma Governo Digital, ligada ao Ministério da Economia.

A digitalização dos processos e medidas de simplificação adotadas pelo governo federal são fatores que aceleraram o procedimento no país. “Essa marca histórica foi obtida com a integração digital de todas as Juntas Comerciais, impulsionada pelo governo federal, e medidas de simplificação, como o registro automático, além da difusão da assinatura digital e gratuita pelo GOV.BR”, afirmou o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “Um empreendedor hoje pode abrir seu negócio da poltrona de casa, na comodidade, sem se preocupar com a assinatura de papelada”, destacou.

Atualmente, 23 das 27 Juntas Comerciais do Brasil já utilizam a assinatura pelo GOV.BR. No estado de São Paulo, onde estão em funcionamento 28% das empresas do país, a facilidade passou a valer na capital no último mês de agosto. Atualmente no Brasil há 18,7 milhões de empresas ativas, sendo 5,33 milhões delas em São Paulo.

Dados do boletim Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, revelam que, no segundo quadrimestre deste ano, foram abertas no país 1.420.782 empresas, o que representa aumento de 1,9% em relação ao primeiro quadrimestre de 2021 e de 26,5% na comparação com o segundo quadrimestre de 2020. O boletim mostra ainda que 328 mil empresas foram abertas em setembro deste ano, já com a redução do tempo.

Fonte: Terra Brasil Notícias

miseria.com.br
27.10.2021