Ministério da Saúde é notificado pelo Ceará por falta doses da AstraZeneca - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Ministério da Saúde é notificado pelo Ceará por falta doses da AstraZeneca

Ministério da Saúde é notificado pelo Ceará por falta doses da AstraZeneca

Compartilhar isso

 

Foto: Clara Cleto/Sesau
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) enviou ofício ao Ministério da Saúde nesta segunda-feira (25), cobrando a reposição de 186.660 doses da AstraZeneca para recompor a reserva técnica do imunizante em municípios do Estado. Questionado sobre o tema, o Ministério confirmou que o pedido será atendido “nos próximos dias”.

A requisição da Sesa ocorre em meio ao crescimento de queixas sobre lentidão da “fila” para a AstraZeneca no Estado, especialmente em Fortaleza. Nos últimos dias, diversos perfis nas redes sociais têm denunciado atrasos na chegada do imunizante britânico, com muitos relatando vencimento do prazo previsto em seus cartões de vacinação.

Na plataforma disponibilizada pela Sesa na Internet, o último lote de AstraZeneca a chegar no Estado foi registrado há mais de dez dias, em 13 de outubro. O imunizante tem registrado atrasos de remessas em todo o País, por conta da necessidade de importação do chamado Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pela Fiocruz, que produz a vacina no Brasil.

“A Sesa tem administrado sua reserva técnica de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca para suprir excepcionalmente as necessidades dos municípios cearenses que responderam questionário da Sesa sobre risco de atraso da aplicação”, diz nota da Sesa à coluna Carlos Mazza, destacando que, deste total de doses, 105,1 mil virão para Fortaleza.

Procurado pela coluna, o Ministério da Saúde afirmou que “já concluiu o envio de 100% das doses de Astrazeneca necessárias para completar o esquema vacinal de toda população adulta brasileira”. A pasta afirma, no entanto, que o Ceará aplicou como primeira dose 72 mil doses destinadas à segunda dose da vacina, o que explicaria o atraso.

“No entanto, atendendo à solicitação do estado, a pasta enviará nos próximos dias doses adicionais para conclusão do esquema vacinal da população do estado”, diz a Saúde. Questionada sobre a tese do Ministério, a Sesa não respondeu a coluna.

Questionado na noite desta segunda-feira, 25, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), disse que a questão da AstraZeneca foi objeto de reunião da gestão na última sexta-feira, 22, onde teria ficado encaminhada a normalização do estoque da vacina nos próximos dias.

Ele destaca, no entanto, que tanto a Capital quanto o Estado têm sido destaque nacional na campanha de vacinação, com aplicação de mais de 3,7 milhões de doses só na Capital.

Fonte: O Povo Online
badalo.com.br
27.10.2021