Nove municípios cearenses serão beneficiados com as obras do Ramal do Apodi - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Nove municípios cearenses serão beneficiados com as obras do Ramal do Apodi

Nove municípios cearenses serão beneficiados com as obras do Ramal do Apodi

Compartilhar isso

 

As obras do Ramal do Apodi foram liberadas, na última quarta-feira (20), pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. A obra levará as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para municípios do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

O empreendimento, orçado em R$ 1,77 bilhão, beneficiará 48 municípios do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. No Estado do Ceará serão beneficiados: Aurora, Baixio, Cedro, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Umari e Várzea Alegre. A previsão é que a estrutura seja construída em quatro anos a partir da assinatura da ordem de serviço. Ao todo, 750 mil pessoas serão beneficiadas.

Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, o Ramal do Apodi diminuirá do caminho das águas do São Francisco para o Castanhão. “Em vez da água percorrer 300km através do Rio Salgado e Rio Jaguaribe ela ira percorrer 168 km, aumentando ainda mais a eficiência das águas. Nesse cenário, com a conclusão da obra estadual do Cinturão das Águas, poderemos enviar as águas para o Rio Cariús, desaguando do Orós. No futuro teremos dois caminhos de entrada das águas no Ceará”.

O Ramal do Apodi/Salgado é o trecho final do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e terá 115,3 quilômetros de extensão. A água será transportada por gravidade a partir do Reservatório Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, já no Rio Grande do Norte. A vazão será de 40 m³ por segundo até o quilômetro 26, de onde deriva o Ramal do Salgado, que levará as águas para o estado do Ceará. Após essa derivação, a vazão será de 20 m³ por segundo.

Cento e setenta mil pessoas de nove municípios cearenses serão beneficiadas por mais esse trecho do Projeto de Integração do Rio São Francisco. É esperado que a infraestrutura possibilite o aumento da segurança hídrica da irrigação já desenvolvida e a expansão da agricultura irrigada na região da Chapada do Apodi, na fronteira do Ceará com o Rio Grande do Norte.

Ascom SRH

26.10.2021