Distrações no trânsito são uma das principais causas da "epidemia" de acidentes, aponta seguradora Zurich - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Distrações no trânsito são uma das principais causas da "epidemia" de acidentes, aponta seguradora Zurich

Distrações no trânsito são uma das principais causas da "epidemia" de acidentes, aponta seguradora Zurich

Compartilhar isso

 

Empresa mapeou tais causas e traz dicas para evitar que eles continuem acontecendo, pois nem mesmo a pandemia reduziu sua incidência

Ainda que estejamos vivendo uma pandemia, as cidades brasileiras continuam sob o impacto de algo anterior a ela: o trânsito. O Brasil segue registrando uma média anual de 30 mil óbitos causados por acidentes, e 70% das vítimas são jovens entre 18 e 34 anos, segundo o DataSUS, com base nas informações do seguro DPVAT.

Com a população cada vez mais vacinada e o retorno acentuado de diversas atividades, como aberturas de bares, teatros, cinemas e estádios de futebol, espera-se crescimento nos níveis do tráfego e, infelizmente, o aumento de acidentes. Pensando nisso, a área de Engenharia de Riscos da seguradora Zurich preparou uma série de dicas visando ao aumento da consciência a respeito dos cuidados no trânsito e de uma de suas maiores causas: a distração.

Segundo o engenheiro Tiago Santana, gerente do time de Engenharia de Riscos da Zurich no Brasil, há três tipos de distração ao volante: visual (como teclar mensagem de texto), motora (como naquele momento em que o motorista tira as mãos do volante e os olhos da estrada para pegar objetos) e cognitiva (como falar ao celular). Todas são consideradas infrações graves. Ele dá um exemplo: a 60 km/h, em apenas 2 segundos o veículo percorre 34 metros às cegas. E tem mais: sobre o celular, ressalta que o recurso de colocar no viva-voz não reduz os riscos.

"De acordo com mais de 30 estudos e relatórios de pesquisas científicas, o uso de dispositivos com comando de voz ou viva-voz não é tão diferente de manusear um telefone em termos de segurança, independentemente da legalidade do uso de um em relação ao outro, pois não reduz a distração cognitiva. Quando uma pessoa se concentra em uma conversa ao invés da estrada, isso pode prejudicar seu raciocínio e como consequência a sua direção. A dica é planejar suas ligações", pontua o engenheiro.

Ele aponta ainda que distrações também podem provocar a excedência os limites de velocidade ou o desrespeito às distâncias dos veículos à frente. Ouvir som alto, maquiar-se e olhar-se no espelho, conversar com outros passageiros, entreter-se com placas, assistir vídeos e até distrair-se olhando outros acidentes são as principais causas das ocorrências nas cidades e nas estradas.

"Infelizmente, uma epidemia se espalhou e as pessoas estão ignorando os perigos de dirigirem distraídos, cujas estatísticas atuais mostram que entre 25% e 50% de todas as colisões de veículos estão associadas à distração durante a direção".
Dicas da Zurich para gerir as distrações no trânsito

Uma das maiores seguradoras do mundo e do Brasil, a Zurich, que foi a primeira a oferecer ao mercado nacional seguro para veículos elétricos e híbridos, a companhia faz a sua parte ao oferecer aos clientes do seu seguro auto o app "Zurich Driver". Por meio de inteligência artificial, o aplicativo auxilia os motoristas com questões como frenagem, aceleração e velocidade, além de direção distraída. É com relação a este último tópico que a companhia dá as seguintes dicas:

• Evite falar ao telefone enquanto dirige. Se necessário, encontre um local seguro para sair da estrada. Desligar o celular ou colocá-lo no modo silencioso antes de entrar no veículo é um meio de evitar que ele o distraia.
• Familiarize-se com os recursos do veículo, principalmente se for alugado, que podem ser diferentes do seu.
• Faça um ajuste prévio do rádio, banco e retrovisores, e da temperatura.
• Guarde itens que podem se mover enquanto o veículo estiver em movimento. Evite fumar, comer e beber enquanto dirige.
• Para lidar com as crianças com segurança, saia do trânsito e pare o veículo.
• Faça sua rotina de cuidados pessoais em casa, não no carro. Barbear-se ou fazer a maquiagem irá tirar as suas mãos do volante e seus olhos da estrada.
• Revise as rotas indicadas pelo GPS antes de iniciar o trajeto; isso pode evitar longas distrações no decorrer do caminho.
• Peça a um passageiro para te auxiliar em atividades que possam te distrair, como no manuseio do GPS, por exemplo.

"As inovações podem nos ajudar a resolver alguns problemas enquanto criam outros ao mesmo tempo. Entender os riscos da distração ao volante e tomar medidas preventivas para minimizar esse risco podem ajudar os motoristas a evitar sérias lesões ou a morte. Lembre-se sempre que, o que quer que esteja te distraindo, certamente não vale arriscar a sua própria vida ou a vida de outros. As suas ações fazem a diferença", finaliza Tiago.

A área de Riscos de Engenharia da Zurich mantém um blog com diversos conteúdos educativos, inclusive para as empresas fazerem a gestão de suas frotas. Eles estão disponíveis neste Link e neste Link.
Sobre a Zurich no Brasil

A seguradora Zurich soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 80 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal. A Zurich atesta solidez financeira e segue rígido padrão global de conduta, praticado em todas as suas operações. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil na sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, visando o médio e longo prazo, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado. Saiba mais neste link.
Zurich Insurance Group (Zurich) é uma seguradora líder multicanal que apresenta soluções para seus clientes e parceiros na esfera local e global. Com cerca de 55 mil colaboradores, fornece uma ampla gama de serviços e produtos em Seguros de Vida e de Ramos Elementares em mais de 215 países e territórios. Entre os clientes da Zurich encontram-se indivíduos, pequenas e médias empresas, assim como grandes empresas e multinacionais.  O Grupo está sediado em Zurich, Suíça, onde foi fundado em 1872. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está listado no Six Swiss Exchange e tem o Nível I no programa American Depositary Receipt (ZURVY), que é transacionado fora da bolsa no OTCQX. Saiba mais neste link.

Entrevistas e mais informações para a Imprensa:

Conteúdo Comunicação
11 5056-9800

imprensa.zurich@conteudonet.com
Claudio Sá - 11 99945-7005
Rogério Gama - 11 99902-9772
Paula Prata - 11 98434-4057
Paulo Florêncio - 11 98564-3218
09.11.2021