Berço de diversas manifestações culturais do Brasil, a região transborda arte e memória. De acordo com Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará, a localização geográfica tem forte influência nesse contexto, já que o Cariri cearense está localizado no entorno da bacia sedimentar do Araripe, fazendo divisa com os estados de Pernambuco, Piauí e Paraíba. “Nesse território onde a natureza se faz presente de forma diversificada e rica, estamos realizando mais uma ação com pesquisadores para esclarecer o processo da construção do Dossiê da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade junto à Unesco, título mais importante no sentido de salvaguarda cultural e natural”, explica Alemberg.
Exigido pela Unesco para a candidatura de Paisagem Cultural, o documento, que irá mapear os patrimônios culturais, históricos e naturais da região, será formulado posteriormente em uma iniciativa conjunta entre o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE), Fundação Casa Grande, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Instituto Cultural do Cariri (ICC).
Programação
Durante o encontro, serão realizadas quatro mesas de debates voltadas para temáticas da Chapada do Araripe em formato híbrido, com participação presencial na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, e transmissão online pelo Youtube do Sesc Ceará.
10/11 – 15h:
11/11 – 15h:
12/11 – 15h:
Encerramento – “Caminhos dos Tesouros Vivos da Cultura do Cariri”
Com a presença do Professor Me. Alenio Carlos, de Fortaleza/CE; e mediação de Lucineide Marquis, do Crato/CE.
Campanha
Encabeçada pelo Sistema Fecomércio-CE, através do Sesc Ceará, e Fundação Casa Grande, a campanha conta com a participação de instituições públicas, organizações não-governamentais, além de instituições internacionais. O movimento pela candidatura teve início em 2019, com a realização do I Seminário Internacional Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade, que reuniu palestrantes internacionais e nacionais, representantes de diversas instituições, agentes culturais da região e mestras e mestres da cultura popular.
No entanto, Sesc Ceará e Fundação Casa Grande já trabalham dentro desta perspectiva do fortalecimento da cultura da região do Cariri há mais tempo. Exemplo disso, é o projeto Museus Orgânicos, que transforma em lugares de memória e afeto as casas dos mestres de cultura da região. Além da Mostra Sesc Cariri de Culturas, evento realizado há mais de duas décadas, que valoriza e impulsiona as manifestações artísticas locais.
badalo.com.br
10.11.2021