Presidente do TSE quer urnas eletrônicas do tamanho de máquinas de cartão de crédito - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Presidente do TSE quer urnas eletrônicas do tamanho de máquinas de cartão de crédito

Presidente do TSE quer urnas eletrônicas do tamanho de máquinas de cartão de crédito

Compartilhar isso

 

TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica(foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)
A ideia simplificaria a logística que envolve o transporte e a preparação dos equipamentos, além de baratear os custos com a eleição.

Autor Vítor Magalhães

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende alterar o tamanho das urnas eletrônicas. A ideia, ainda sem data ou previsão, é que o eleitor vote em aparelhos com tamanho semelhante ao de uma máquina de cartão de crédito. A ideia simplificaria a logística que envolve o transporte e a preparação dos equipamentos, além de baratear os custos. Em 2020, as despesas com as eleições municipais ultrapassaram R$ 1,2 bilhão.

No começo de outubro, o TSE firmou uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) para desenvolver uma pesquisa tecnológica aplicada, para aprimorar o sistema de votação e melhorar a segurança do processo eleitoral.

O ministro do STF e presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, apontou que uma das estratégias de barateamento consiste na redução do tamanho dos equipamentos. “Queremos reduzir para o tamanho dessas maquininhas de cartão de crédito, o que já facilitaria o transporte pelas Forças Armadas”, ressaltou durante evento de abertura do 6º Teste Público de Segurança 2021.

Além do tamanho da urna eletrônica, a USP deve desenvolver novas propostas de sistema para aprimorar a segurança, a auditabilidade e a transparência do processo.

opovo.com.br

30.11.2021