Irmãos cearenses serão premiados em Brasília após conquista de medalhas em olimpíada - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Irmãos cearenses serão premiados em Brasília após conquista de medalhas em olimpíada

Irmãos cearenses serão premiados em Brasília após conquista de medalhas em olimpíada

Compartilhar isso

Os irmãos que serão premiados são Judith Pinheiro Esmeraldo, 15, Rachel Pinheiro Esmeraldo e Ronaldo Pinheiro Esmeraldo, gêmeos de 12 anos(foto: Arquivo pessoal)
 Os estudantes cearenses vão ser premiados em uma solenidade realizada no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em Brasília, na próxima terça-feira, 7.

Autor Marília Serpa

Após obter êxito na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que integra o Programa Ciência na Escola, três estudantes cearenses vão ser premiados em uma solenidade realizada no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em Brasília, na próxima terça-feira, 7. A conquista foi feita pelos irmãos Judith Pinheiro Esmeraldo, 15, Rachel Pinheiro Esmeraldo e Ronaldo Pinheiro Esmeraldo, gêmeos de 12 anos.

Durante os quase dois anos de pandemia da Covid-19, os três irmãos investiram ainda mais tempo nos estudos, conquistando premiações e medalhas em olimpíadas brasileiras nas disciplinas de matemática, informática, química, robótica e astronomia. Na Olimpíada Nacional de Ciência, realizada no último dia 3 de setembro, a irmã mais velha conquistou medalha de prata, enquanto os mais novos levaram o ouro.

De acordo com Petrúcia Pinheiro, mãe dos estudantes, desde pequenos eles passaram a competir nas mais variadas modalidades de suas escolas e participaram de diferentes cursos, passando depois a participar de olimpíadas cearenses e competições regionais. "Desde pequeninos, os incentivamos a ir além do aprendizado em sala de aula. Eles realizam cursos extracurriculares nas mais diversas áreas, inclusive artes, música, esportes, equitação etc", explica.

Sendo filhos de dois médicos cirurgiões, Petrúcia e Ronaldo, os três irmãos também costumam ver os pais constantemente lendo e estudando, sendo um outro incentivo para eles. "Desde cedo, eles foram expostos a estímulos diferentes e à participação em competições, apresentações em palco etc. Experiências pelas quais aprenderam a enfrentar o temor, a se superarem e a serem persistentes em seus interesses e objetivos", completa a mãe.

A ONC é resultado de um chamamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) a cinco Sociedades Científicas, sendo a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na solenidade, realizada no dia 7 deste mês em Brasília, os irmãos receberão a premiação das mãos do ministro e astronauta Marcos Pontes. "Apesar deles terem conquistado várias medalhas de ouro nos últimos anos, eu mesma não esperava todo esse êxito e, como mãe, estou muito feliz e orgulhosa", completa Petrúcia.