Cearenses já fizeram 1,36 milhão de trocas de operadora de telefone - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Cearenses já fizeram 1,36 milhão de trocas de operadora de telefone

Cearenses já fizeram 1,36 milhão de trocas de operadora de telefone

Compartilhar isso

 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A portabilidade numérica foi implantada no Ceará em setembro de 2008. De lá para cá, 421,43 mil (31%) migrações foram para usuários de telefones fixos e 944,67 mil (69%) de telefones móveis.

Em 13 anos, contando desde quando a portabilidade numérica foi implantada no Ceará, de setembro de 2008 a 31 de dezembro de 2021, a quantidade de trocas de operadoras de telefonia atingiu 1,36 milhão no Ceará.

Os dados foram revelados pela no balanço anual da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade administradora da portabilidade numérica.

No Brasil, desde 2008, foram 73,5 milhões de trocas dos usuários de telefones fixos e móveis.

No balanço integral, foram 19,71 milhões(27%) de transferências entre operadoras de telefonia fixa, com a manutenção do número do telefone por seus usuários.

Já os portadores de telefones móveis fizeram 53,79 milhões (73%)de migrações em igual período.

Enquanto que, no Ceará, do total, 421,43 mil (31%) foram para usuários de telefones fixos e 944,67 mil (69%) de telefones móveis.

Se for considerado o quarto trimestre de 2021 (outubro a dezembro), 2,15 milhões de portabilidades foram concluídas no País, sendo 342,49 mil (16%) para fixo e 1,81 milhão (84%) no móvel.

Os dados para o Ceará nesta base de comparação foram de 54,61 mil migrações, com 6,27 mil (11%) em fixos e 48,34 mil (89%) no móvel.

O que é portabilidade numérica

O serviço é realizado entre prestadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP) e Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) conforme a Resolução 460/2007 da Anatel.

O modelo de portabilidade numérica no Brasil, definido pelo Regulamento Geral da Portabilidade (RGP), da Anatel, determina que as trocas devem ser solicitadas pelos usuários sempre dentro do mesmo serviço, isto é, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de alcance do mesmo DDD.

Como fazer portabilidade numérica

O usuário deve procurar a operadora para onde ele quer migrar e fazer a solicitação. Conforme o regulamento do serviço, entre os critérios que devem ser atendidos para que o usuário efetive sua migração, estão:

Informar à operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo
Comprovar a titularidade da linha telefônica
Informar o número do documento de identidade
Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica
Informar o endereço completo do assinante do serviço
Informar o código dede acesso
Informar o nome da operadora de onde está saindo
A operadora para a qual o usuário deseja migrar fornecerá um número de protocolo da solicitação a fim de que ele possa acompanhar o processo de transferência.

O modelo de portabilidade numérica no Brasil determina que as migrações somente podem se efetivar dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de abrangência do mesmo DDD.

Qual o prazo para a operadora fazer a portabilidade numérica

O tempo de transferência para efetivação da portabilidade numérica é de três dias úteis ou após esta data, se o usuário preferir agendar.

Para desistir da portabilidade numérica, o usuário tem dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo de migração.

O site da ABR Telecom disponibiliza uma ferramenta de busca para pesquisar a qual operadora pertencem os números de telefones que já realizaram a portabilidade.

O Povo

miseria.com.br

25.01.2022