Corpo de Bombeiros orienta para ocorrências de descargas elétricas durante período de chuvas - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Corpo de Bombeiros orienta para ocorrências de descargas elétricas durante período de chuvas

Corpo de Bombeiros orienta para ocorrências de descargas elétricas durante período de chuvas

Compartilhar isso

 

Durante o período de chuvas intensas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) lança um alerta para o perigo de descargas atmosféricas, que representam riscos. Com a incidência de raios durante eventos dessa natureza, o CBMCE orienta a população com dicas de segurança para redobrar os cuidados durante os temporais, seja dentro ou fora de casa.

O primeiro alerta é para a população evitar locais abertos e descampados, como campos de futebol, praias e estacionamentos. Além disso, nesses casos, deve-se evitar proximidade a cercas de arame, varais metálicos, linhas férreas, torres de telefonia e outras estruturas metálicas que possam atuar como condutoras da descarga elétrica.

O CBMCE alerta ainda que não é recomendável abrigar-se sob árvores. Em casos de chuvas intensas, as pessoas também são orientadas a evitar locais como praias, açudes, piscinas etc.

Mesmo dentro de casa, a população também deve ter cuidados redobrados. Durante ocorrências desse tipo, as pessoas devem manter distância de janelas, canos, portas e outros materiais metálicos, além disso a população é orientada, também, a afastar-se de tomadas. Os bombeiros ressaltam ainda que nunca utilizem equipamentos ou eletrodomésticos plugados na tomada, como aparelhos celulares e computadores.

É importante destacar ainda que aparelhos celulares sempre sejam desligados das tomadas após serem utilizados. Por fim, os Bombeiros reforçam que a população não deve utilizar equipamentos não-homologados e sem certificações de segurança, como carregadores falsificados. Outra orientação importante é nunca dormir com os aparelhos sob o travesseiro.

Como proceder em caso de choque elétrico

Os profissionais do CBMCE orientam que a vítima de descarga elétrica nunca seja tocada diretamente. Recomenda-se que a chave geral da energia seja desligada; caso o interruptor não seja localizado, recomenda-se procurar um pedaço de madeira ou qualquer material não-condutor de eletricidade para que a vítima seja afastada da fonte de energia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve ser acionado imediatamente, por meio do telefone 192.

Ascom CBMCE

22.01.2022