A pauta foi o pagamento de abono para profissionais da educação e o reajuste salarial para profissionais da rede pública de ensino.
Alan Clyverton
Prefeitos da Associação dos Municípios do Cariri Oeste (Amcoeste), presidida pelo prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito (PP), se reuniram com técnicos e gestores da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Ceará (Undime). A pauta foi o pagamento de abono para profissionais da educação e o reajuste salarial para profissionais da rede pública de ensino.
O encontro foi realizado por videoconferência. Na ocasião, foi discutida a insegurança jurídica que envolve o pagamento do abono, que tem preocupado as gestões municipais, com os prefeitos temendo possíveis consequências futuras.
O prefeito de Nova Olinda e presidente da Amcoeste, Ítalo Brito, afirmou que é importante discutir a pauta da classe, mas que também deve ser levado em consideração a situação e o cenário da educação após o retorno das aulas presenciais.
“Achamos que é justa a classe dos professores receberem o reajuste dada sua importância à educação. Mas, pelo zelo e cuidado administrativo, é [importante] saber de onde virá esse recurso, porque sabemos que nesses dois últimos anos foram anos que tiveram rateio, mas em compensação muitos serviços não aconteceram por completo, como transporte escolar e merenda escolar”, disse Ítalo.
Agora, os gestores municipais aguardam nota técnica da Aprece e da Undime explicando como os prefeitos deverão agir.
miseria.com.br
24.01.2022