Autor Mirla Nobre
A 21ª edição da Parada pela Diversidade Sexual do Ceará ocorre no domingo, 7 de agosto, na avenida Beira Mar, em Fortaleza, após dois anos sem a celebração devido à pandemia da Covid-19. Com o tema “Vivas e nas ruas: voto contra o fascismo e LGBTIfobia”, o evento propõe uma reflexão sobre a LGBTI+fobia e o LGBTI+cídio, visto que o Brasil segue no topo do ranking de países com mais assassinatos de pessoas LGBTI+.
O tema também trará a reflexão do contexto de crescimento do conservadorismo e do fascismo na atual conjuntura política. O evento também soma com a Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo, realizada em junho deste ano, e que pautou “Vote com Orgulho: por uma política que representa.”
De acordo com a integrante da Comissão Política do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), instituição organizadora do evento, Dediane Souza, a Parada é um momento onde todas as vidas se encontram e celebram o orgulho LGBTI+. “Todas as vidas importam. Mas algumas vidas estão mais expostas a riscos, como é o caso de travestis e transexuais, e isso precisa ser dito para demarcar que nós existimos e reivindicamos o direito à vida”, afirma.
Programação
O início da celebração irá acontecer um pouco antes do dia 7 de agosto. Na próxima quinta-feira, 4, será realizado um seminário no Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC), no qual uma mesa redonda discutirá o tema do evento. Participarão do debate a travesti e socióloga Amanda Félix, a professora doutora Monalisa Soares (UFC) e o jornalista e pesquisador Rafael Mesquita.
No dia 6 de agosto, sábado, duas atividades marcarão a programação da Parada: a realização da Feira Empreendedora LGBTI+, no Largo dos Tremembés, em frente ao Estoril, na Praia de Iracema, e ato-show alusivo ao Dia Municipal da Consciência LGBTI+, com apresentações e manifestações artístico-culturais.
Já no dia oficial do evento, no dia 7 de agosto, a Parada terá concentração em frente ao Hotel Beira Mar, a partir das 15 horas. O desfile ocorrerá pela avenida Beira Mar e tem previsão de ir até as 22 horas, encerrando próximo ao aterro da Praia de Iracema.
A Parada pela Diversidade Sexual do Ceará é realizada anualmente pelo Grab desde 1999. Sobre esquemas de trânsito e segurança da edição deste ano, bem como as atrações do desfile, serão divulgados em breve.
Confira programação completa
opovo.com.br
30.07.2022