Maioria dos Estados apresenta queda nos casos de Síndrome Respiratória - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Maioria dos Estados apresenta queda nos casos de Síndrome Respiratória

Maioria dos Estados apresenta queda nos casos de Síndrome Respiratória

Compartilhar isso

 

Teste do Plano Nacional de Testagem para a Covid-19, na Feira dos Importados, em Brasília.(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Covid-19 corresponde a 79% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no Brasil, conforme informações do Boletim Infogrip.

Autor Ana Rute Ramires

O Sars-CoV-2 ainda predomina entre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil, sendo identificado em 79,1% dos pacientes. A maioria dos estados, contudo, apresenta queda nos registros de Srag nas últimas seis semanas. As informações são do mais recente Boletim Infogrip, da Fiocruz, publicado nesta quinta-feira, 11.

Dados se referem à Semana Epidemiológica (SE) 31, entre 31 de julho a 6 de agosto. O balanço utiliza dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 8 de agosto.

Nas últimas quatro semanas, foram registrados 1,9% casos positivos para influenza A, 0,2% para influenza B e 5,9% para vírus sincicial respiratório (VSR), além dos 79,1% para Sars-CoV-2.

A ampla maioria dos casos de Covid-19 se apresenta principalmente na população adulta, conforme os resultados laboratoriais. No grupo de 0 a 4 anos, o volume de casos associados à Covid-19 se mantém acima do observado para o VSR nas últimas quatro semanas.

Queda de casos nos Estados

O estudo aponta manutenção de queda na maioria dos estados do Centro-Oeste e Sul. Há interrupção do crescimento com alguns estados já iniciando queda no Nordeste. Apenas o estado de Roraima, no Norte, ainda apresenta sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) até a SE 31. 

Amazonas, Amapá, Maranhão e Piauí apresentam sinal de estabilidade, segundo o boletim. Com relação às capitais, apenas três apresentam indícios de crescimento na tendência de longo prazo até a SE 31: Belém (PA), Boa Vista (RR) e Recife (PE). As outras registram predomínio de queda, com sete capitais apresentando estabilidade nesse indicador.

opovo.com.br

12.08.2022