Autor Ana Rute Ramires
O Sars-CoV-2 ainda predomina entre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil, sendo identificado em 79,1% dos pacientes. A maioria dos estados, contudo, apresenta queda nos registros de Srag nas últimas seis semanas. As informações são do mais recente Boletim Infogrip, da Fiocruz, publicado nesta quinta-feira, 11.
Dados se referem à Semana Epidemiológica (SE) 31, entre 31 de julho a 6 de agosto. O balanço utiliza dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 8 de agosto.
Nas últimas quatro semanas, foram registrados 1,9% casos positivos para influenza A, 0,2% para influenza B e 5,9% para vírus sincicial respiratório (VSR), além dos 79,1% para Sars-CoV-2.
A ampla maioria dos casos de Covid-19 se apresenta principalmente na população adulta, conforme os resultados laboratoriais. No grupo de 0 a 4 anos, o volume de casos associados à Covid-19 se mantém acima do observado para o VSR nas últimas quatro semanas.
Queda de casos nos Estados
O estudo aponta manutenção de queda na maioria dos estados do Centro-Oeste e Sul. Há interrupção do crescimento com alguns estados já iniciando queda no Nordeste. Apenas o estado de Roraima, no Norte, ainda apresenta sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) até a SE 31.
Amazonas, Amapá, Maranhão e Piauí apresentam sinal de estabilidade, segundo o boletim. Com relação às capitais, apenas três apresentam indícios de crescimento na tendência de longo prazo até a SE 31: Belém (PA), Boa Vista (RR) e Recife (PE). As outras registram predomínio de queda, com sete capitais apresentando estabilidade nesse indicador.
opovo.com.br
12.08.2022