Autor Luciano Cesário
A Diocese do Crato, na Região do Cariri, instituiu oficialmente nesta quarta-feira, 30, o processo de beatificação e canonização de Padre Cícero Romão Batista. A sessão de abertura foi realizada na Basílica de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, com a presença de autoridades religiosas e políticas, além de centenas romeiros.
Na solenidade, o bispo Dom Magnus Henrique Lopes anunciou a composição do Tribunal Diocesano e da Comissão Teológica que serão responsáveis por reunir documentos e provas relacionados a supostos milagres atribuídos ao fundador de Juazeiro do Norte [veja os nomes no fim da matéria]. No total, 12 pessoas foram nomeadas para conduzir o inquérito do processo. Ainda não há prazo para conclusão do trabalho.
O postulador da beatificação será o advogado italiano Paolo Vilotta, conhecido pela atuação no causa de canonização de Irmã Dulce, a primeira santa brasileira, cujo processo foi o terceiro mais ágil da história contemporânea da Igreja Católica, com intervalo de apenas oito anos entre a data de abertura do inquérito e o reconhecimento oficial do Vaticano.
Representante jurídico da causa, Vilotta vai coordenar as atividades do Tribunal Diocesano com o auxílio de um vice-postulador. O colegiado ainda é composto por outros quatro membros: delegado episcopal, promotor de justiça, notário atuário e notário atuário adjunto.
A Comissão Teológica também é formada por seis integrantes, sendo dois sacerdotes e quatro historiadores dedicados a estudar a trajetória de Padre Cícero. Os dois conselhos, segundo detalhou o bispo, irão se debruçar sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade de Padre Cícero.
Para ser reconhecido como beato, é necessário que ao menos um dos milagres atribuídos ao sacerdote seja comprovado nos autos do inquérito que foi aberto nesta quarta-feira.
A abertura do processo ocorre pouco mais de três meses após o aval oficial da Igreja Católica, anunciado no último dia 20 de agosto. O pedido de beatificação foi protocolado pelo bispo do Crato em maio deste ano durante visita ao Vaticano.
Veja a composição dos conselhos instituídos pelo bispo
Tribunal Diocesano
Comissão Teológica
opovo.com.br
01.12.2022


