Clara Karimai
Uma aeronave modelo UI-50, da Força Aérea Brasileira (FAB), sobrevoou a área operacional do Aeroporto de Juazeiro do Norte – Orlando Bezerra de Menezes, na manhã desta segunda-feira (13).
O pequeno avião realizou vários sobrevoos no terminal aeroportuário da cidade. O fato chamou atenção e chegou a assustar moradores do bairro aeroporto. A operação, porém, é segura e não comprometeu o funcionamento do aeroporto.
A ação trata-se da missão de inspeção do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), estabelecida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da FAB.
A missão do GEIV é homologar e aferir procedimentos de equipamentos de comunicação, de trajetória de aproximação visual, de precisão, de recalada, medidores de distância, além de aferir sistemas de pouso por instrumentos, sistemas de luzes de aproximação, radiofaróis não direcionais, radares (primário e secundário) e radares de aproximação de precisão, perfazendo equipamentos de auxílio à navegação aérea.
A aeronave do tipo UI-50 é um jato da família Legact 500, que a FAB chama de aeronave laboratório e faz parte do projeto I-X, iniciado em 2015, para substituição dos veteranos IC-95, baseados no turbo-hélice Embraer Bandeirante. Vale ressaltar que a ação faz parte de uma série de soluções estratégias para melhorar e gerenciar o espaço aéreo brasileiro, associadas às necessidades do meio ambiente.
miseria.com.br
14.03.2023