Rogério Brito
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) inicia nesta terça-feira (14) a consulta pública para escolha do novo reitor e vice-reitor da instituição. A universidade vive um clima de acirramento entre apoiadores das duas chapas que disputam a reitoria. A primeira é encabeçada por Silvério Júnior, docente do campus Crato. A segunda, por Rodrigo Lacerda, do campus Brejo Santo.
Nas últimas semanas, os candidatos participaram de debates e intensificaram os atos de campanha. Também ocorreram atos de vandalismo contra material de campanha de uma das chapas. Banners colocados na entrada da biblioteca e no pátio do campus Juazeiro do Norte foram rasgados durante a noite da terça-feira (6).
Na eleição, serão utilizadas urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Isso garante que o pleito, além de ser uma oportunidade de congregar a comunidade acadêmica para o exercício democrático do voto, ocorra de forma segura, transparente e eficiente, a exemplo do que já acontece nas eleições municipais, estaduais e federais no Brasil”, anunciou a UFCA.
De acordo com a UFCA, a comunidade acadêmica saberá quem serão os próximos representantes da Reitoria ainda na noite da quarta-feira (15), logo após a votação. Porém, a nomeação dos candidatos mais votados depende do aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O presidente da República não é obrigado a nomear os escolhidos nesses processos. Lula, contudo, já indicou que vai nomear todos os reitores que forem escolhidos pela comunidade acadêmica. “Não pense que o Lula vai escolher o reitor que ele gosta. Quem vai escolher são os professores, a comunidade acadêmica”, disse o presidente em encontro com reitores de universidades e institutos federais em janeiro passado.
miseria.com.br
14.03.2023