Hoje é uma data muito especial: 90 anos da minha mãe, Dona Vicencinha.
Sou muito grato por sua vida e por todos os ensinamentos que dela recebi.
Professora aposentada da rede estadual do Ceará, pedagoga formada pela UECE, diretora escolar e defensora da escola e educação pública, essa é dona Dona Vicencinha uma ,ulher exemplar
Desde muito jovem ela percebeu o valor da educação. Dedicou-se ao ofício de ensinar e com o tempo tornou-se diretora da Escola Estadual Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda, cidade pequena do interior do Ceará.
A escola tinha oferta de ensino apenas até a 4ª série (atual 5º ano do fundamental) e muitos alunos tinham de parar seus estudos por não ter condição de continuar em outro local.
Começou, então, a buscar a solução desse problema.
Conseguiu novas salas de aula, buscou professores em cidades vizinhas e lhes ofereceu hospedagem e transporte, organizou as turmas e, assim, conseguiu implantar, uma a uma, as demais séries - 5ª, 6ª, 7ª e 8ª - do ensino fundamental na cidade.
Com essa ação, evitou que muitos jovens interrompessem a caminhada nos estudos e lhes deu condição de trilhar o seu futuro.
Mulher forte e batalhadora, Dona Vicencinha é sinônimo da mulher que luta para mudar a sua realidade.
É, foi e sempre será um exemplo para mim.


