MCom vem dialogando com outros ministérios e entidades com o objetivo de ampliar a promoção de infraestrutura em telecomunicações.
"Uma das determinações do presidente Lula é levar inclusão digital para todos. Levando inclusão digital, levaremos inclusão social, vamos gerar emprego, renda e, principalmente, fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Com essa missão, o Brasil voltou a dialogar e firmar parcerias importantes para ampliar a promoção de infraestrutura em telecomunicações.
Para levar internet a escolas públicas dos municípios brasileiros mais vulneráveis, o Ministério das Comunicações (MCom) firmou parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) ainda nos primeiros 100 dias do atual governo.
A parceria firmada com o Fundo vai apoiar o aprimoramento das iniciativas já desenvolvidas pela Pasta em relação à conectividade nas escolas. O Programa Wi-Fi Brasil, a priorização da utilização dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para a área e a execução dos compromissos firmados por meio do leilão do 5G - que são geridos Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) e têm R$ 3,1 bilhões destinados para o setor -, são algumas das possibilidades de troca de experiências.
O acordo prevê ainda o início de um plano de trabalho com o Projeto GIGA no Brasil. O objetivo é geolocalizar escolas e monitorar a qualidade do acesso à internet em tempo real, possibilitando estimar com precisão lacunas e custos de conectividade, o que contribui para o planejamento governamental na área.
DIÁLOGOS - Desde o início do mandato, em janeiro deste ano, Juscelino Filho vem dialogando com outros ministérios para a formatação de um Plano Nacional de Inclusão Digital. Ele já conversou sobre ações a serem desenvolvidas por meio de parcerias com os ministros das Cidades, da Agricultura e Pecuária, da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Além da inclusão digital de estudantes e moradores de zonas rurais de todo o país, o MCom quer promover a conectividade dos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) - retomado em fevereiro de 2023 com novas regras. “Junto com esse programa nós queremos levar toda a infraestrutura de telecomunicação necessária para possibilitar que a conectividade chegue de forma mais rápida às famílias beneficiadas”, explicou o ministro Juscelino Filho.
Ascom MCom
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
imprensa@mcom.gov.br • (61) 2027.5530
SIGA O MCOM NAS REDES: @mincomunicacoes
25.04.2023