Segundo associação do setor, Ceará deve ganhar até 80 novos supermercados este ano - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Segundo associação do setor, Ceará deve ganhar até 80 novos supermercados este ano

Segundo associação do setor, Ceará deve ganhar até 80 novos supermercados este ano

Compartilhar isso

 

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
A estimativa é de um crescimento de 5% em vendas este ano.

Clara Karimai

A Associação Cearense de Supermercados (Acesu) informou que a expectativa para 2023 é a ampliação do setor com a abertura de pelo menos 60 a 80 novas unidades no Estado.

A concentração maior de lojas se dará na Região Metropolitana de Fortaleza. Dessa forma, a estimativa é de um crescimento de 5% em vendas este ano. Em 2022, a expansão foi de 4,5% sobre 2021.

“Temos uma expectativa muito boa quanto às inaugurações em 2023. Naturalmente, o empresário do segmento é otimista. No atual momento, com a previsão de mudança na política tributária do País, com o chamado arcabouço fiscal, esperamos um impacto positivo na economia, com reflexo direto na cadeia produtiva. O cenário também é considerado favorável”, afirmou o secretário-executivo da Acesu, Antônio Sales, em entrevista ao portal O Otimista.

Segundo Sales, a Acesu projeta um ano promissor para a atividade, que deve ser fomentada em períodos sazonais.

“Esperamos boas vendas para o Dia das Mães, no mês de maio, além resultados favoráveis no período de alta estação, no meio do ano”, disse.

Cenário nacional

De acordo com a Associação, nesse sentido o Governo Federal tem estimulado a economia incentivando o consumo das famílias brasileiras, mesmo que a inflação ainda permaneça elevada no País, tendo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) terminado março com avanço de 0,71%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses está em 4,65%.

No cenário nacional, a projeção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou o aumento de 2,5% do consumo nos lares em 2023. Só em 1• de janeiro, o aumento foi de 1,07% se comparado a janeiro de 2022. Já na comparação de fevereiro com janeiro de 2023, houve recuo de 2%.

miseria.com.br

28.04.2023