Clara Karimai
A Associação Cearense de Supermercados (Acesu) informou que a expectativa para 2023 é a ampliação do setor com a abertura de pelo menos 60 a 80 novas unidades no Estado.
A concentração maior de lojas se dará na Região Metropolitana de Fortaleza. Dessa forma, a estimativa é de um crescimento de 5% em vendas este ano. Em 2022, a expansão foi de 4,5% sobre 2021.
“Temos uma expectativa muito boa quanto às inaugurações em 2023. Naturalmente, o empresário do segmento é otimista. No atual momento, com a previsão de mudança na política tributária do País, com o chamado arcabouço fiscal, esperamos um impacto positivo na economia, com reflexo direto na cadeia produtiva. O cenário também é considerado favorável”, afirmou o secretário-executivo da Acesu, Antônio Sales, em entrevista ao portal O Otimista.
Segundo Sales, a Acesu projeta um ano promissor para a atividade, que deve ser fomentada em períodos sazonais.
“Esperamos boas vendas para o Dia das Mães, no mês de maio, além resultados favoráveis no período de alta estação, no meio do ano”, disse.
Cenário nacional
De acordo com a Associação, nesse sentido o Governo Federal tem estimulado a economia incentivando o consumo das famílias brasileiras, mesmo que a inflação ainda permaneça elevada no País, tendo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) terminado março com avanço de 0,71%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses está em 4,65%.
No cenário nacional, a projeção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou o aumento de 2,5% do consumo nos lares em 2023. Só em 1• de janeiro, o aumento foi de 1,07% se comparado a janeiro de 2022. Já na comparação de fevereiro com janeiro de 2023, houve recuo de 2%.
miseria.com.br
28.04.2023