Mais de 19 mil carteiras de identidade com inclusão do símbolo TEA foram emitidas no Ceará em cinco anos - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Mais de 19 mil carteiras de identidade com inclusão do símbolo TEA foram emitidas no Ceará em cinco anos

Mais de 19 mil carteiras de identidade com inclusão do símbolo TEA foram emitidas no Ceará em cinco anos

Compartilhar isso

 

Foto: Ascom Governo do Ceará
O símbolo representa o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Juliana Sátiro

Nos últimos cinco anos, 19.142 carteiras de identidade civil com o símbolo que representa o Transtorno do Espectro Autista (TEA), foram incluídas no Ceará pela Perícia Forense do Estado (Pefoce). O modelo de identidade é expedido no estado desde julho de 2019.

A iniciativa é da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHBP) da Pefoce, fundamentada no Decreto Federal de número 9.278 de 6 de fevereiro de 2018, que permite a inserção de símbolos que identifiquem pessoas com deficiência no documento.

De acordo com o coordenador do CIHPB, Ricardo Filgueiras, a inclusão do símbolo tem como objetivo garantir a prioridade no atendimento de serviços de saúde, assistência e educação, sejam públicos ou privados. “Permite também que o Estado mantenha um registro de pessoas com TEA e garanta políticas para esse público”, completou. O coordenador explicou ainda que para incluir o símbolo na carteira é necessária a apresentação de um laudo médico que identifique o diagnóstico.

Como emitir o documento?

Para incluir o símbolo TEA na carteira de identidade é necessário apresentar, no momento do atendimento, documentação como: Registro Civil de Nascimento, laudo ou atestado com diagnóstico do TEA ou laudo médico com Classificação Internacional de Doenças (CID) que comprove o diagnóstico de autismo.

miseria.com.br

03.05.2023