Autor Thadeu Braga
Palmira Nery da Silva Onofre, mais conhecida como Vovó Palmirinha, morreu hoje, domingo, 7, em São Paulo (SP), aos 91 anos. Em publicação nas redes sociais, a família informou que a apresentadora estava internada no Hospital Alemão Oswaldo Cruz desde 11 de abril e faleceu “em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos”.
O velório da cozinheira acontecerá amanhã, segunda-feira, 8, de 9 a 17h, no Cemitério do Morumby, na Zona Sul de São Paulo. Conforme anunciado pela família, o espaço estará aberto ao público de 11 a 13h. “O sepultamento será reservado apenas para amigos e familiares. Agradecemos o carinho de todos neste momento tão difícil”, escreveram os familiares.
Morre Palmirinha: carreira na televisão começou aos 63 anos
Palmirinha deixou três filhas, seis netos, seis bisnetos e “uma legião de fãs”, como diz a família. Sua carreira na televisão começou em 1994, aos 63 anos, após uma reportagem de Silvia Poppovic na Band chamar a atenção de Ana Maria Braga.
“Seu jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar amiguinhas e amiguinhos, como os chamava”, disse a família. “Exemplo de mãe que sempre batalhou para sustentar sua casa, dar educação e uma vida digna para suas filhas, Palmirinha é referência”.
Morre Palmirinha: famosos reageme se despedem
Durante sua apresentação do “Domingo Legal” no SBT, Celso Portiolli, 55, chorou ao ser avisado da morte de Palmirinha, uma amiga próxima. O apresentador interrompeu um dos quadros do programa para anunciar a notícia. “Engraçado que nessa semana, eu tava falando com um amigo meu sobre a Palmirinha. Uma das pessoas mais doces que conheci. Ela foi a vovó que o Brasil inteirinho queria ter”, relatou Celso, com olhos marejados.
Serginho Groisman, 72, conhecido pelo programa “Altas Horas” na TV Globo, lamentou a morte da cozinheira em publicação no Instagram. “Palmirinha querida de todo mundo. Aprendemos muito sobre comida, bom astral e bom humor. Fica em paz”, escreveu o jornalista. Na foto, os dois aparecerem durante gravação de episódio do “Altas Horas” de 2018.
Ana Maria Braga, 74, também publicou no Instagram: “Minha grande amiga Palmirinha. Mãe, amiga e irmã que a vida me deu. Hoje o céu tá mais doce com a tua chegada! Sorte de quem teve o privilégio de tê-la por perto”.
Intérprete do colega de Palmirinha na TV, o boneco Guinho, Anderson Clayton celebrou sua ligação com a apresentadora e a agradeceu pela companhia. “Vivemos nesses últimos 25 anos muitas conversas, horas de camarim, gargalhadas e lágrimas. Momentos tristes surgiram, porque sem eles não conseguiríamos mostrar que uma grande história também é feita de desencontros e dor. Mas o amor e respeito sempre prevaleceram”, narrou.
Outros nomes da televisão brasileira, como Tatá Werneck, Nany People, Mamma Bruschetta e Edu Guedes, também escreveram palavras de luto para Palmirinha nas redes sociais.
Morre Palmirinha: nota dos familiares
Confira na íntegra a nota dos familiares de Palmirinha:
“A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril”.
opovo.com.br
08.05.2023