Universitários Estácio de Sá e Idomed, em parceria com a Pastoral da Saúde realizaram ação social no Centro Juvenil dos Salesianos - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Universitários Estácio de Sá e Idomed, em parceria com a Pastoral da Saúde realizaram ação social no Centro Juvenil dos Salesianos

Universitários Estácio de Sá e Idomed, em parceria com a Pastoral da Saúde realizaram ação social no Centro Juvenil dos Salesianos

Compartilhar isso

 A Universidade Estácio de Sá e Idomed realizaram no último domingo (11), no Centro Juvenil do Colégio Salesianos, em Juazeiro do Norte, uma ação social voltada para a comunidade do entorno e o público em geral. Participaram do evento estudantes dos cursos de Farmácia e medicina, além de profissionais do curso de Nutrição.

O evento começou às 7h30 da manhã e seguiu até às 12h. Entre os serviços prestados estavam: aferição de pressão, tipagem sanguínea e fator RH, teste de glicemia e atendimentos farmacêutico e nutricional.

A ação agradou os visitantes com a professora Maria de Lurdes. “Eu sou de Barbalha, vim pra missa na igreja dos Salesianos e quando soube da ação vim com meu esposo para participar. Achei a ideia maravilhosa, muitas vezes não temos a oportunidade perto de casa e aqui além de checar se está tudo em dia, ainda tiramos as dúvidas sobre o uso de medicamento”, afirmou a professora.

De acordo com a coordenadora do curso de Farmácia, Drª Enaide Soares, a ação além de beneficiar a sociedade, ainda ajuda na qualificação dos alunos com o atendimento de farmácia clínica, ação que começa no 2º semestre do curso e vai até a formação do estudante. “É através desse contato com o público, que acontece, inclusive, dentro do centro acadêmico, que os nossos alunos vão amadurecendo, trazendo a experiência teórica pra comunidade com um atendimento mais humanizado. Hoje, além de esclarecer as dúvidas do público, junto com os preceptores da faculdade, nossos alunos aprendem a atender a comunidade, aprendem como abordar e acima de tudo acalmar o paciente, pois muitos chegam aflitos com receio do medicamento que deve usar. Um atendimento de qualidade, esclarecedor e humanizado, essa é nossa proposta” afirmou Drª Enaide.

Na ocasião houve ainda distribuição de vitamina C e palestras sobre os riscos da automedicação e o momento de buscar atendimento hospitalar. De acordo com o Drº Ítalo Gregório, coordenador de farmácia da Unimed Cariri, um problema comum nas unidades hospitalares. “A gente precisa realmente fazer um alerta sobre o uso da automedicação. O Brasil é o segundo país que mais a população se automedica e essa automedicação deu um boom nos últimos anos por conta da internet. Muitos são os casos que as pessoas fazem a busca na internet baseado nos sintomas e fazem uso de medicações conforme sugestão que aparece nessa pesquisa. E aqui a gente faz um alerta para os tipos de reações adversas que a automedicação pode acondicionar, desde dermatite na pele a edemas de glote provocando falta de ar”.

A combinação de três áreas fundamentais para a saúde, Medicina, Nutrição e Farmácia, proporcionou uma manhã de muitos esclarecimentos ao público em geral. Enquanto os alunos de medicina realizaram aferição da pressão arterial, testes de glicemia, já os alunos de farmácia esclareceram o público sobre o uso correto das medicações e com a ajuda do laboratório Monera, ainda realizaram tipagem sanguínea e fator RH e os profissionais de nutrição, representado pela coordenadora Keyvila Dinara, esclareceram sobre como ter uma alimentação mais rica, mesmo com restrições.

A ação ocorreu em parceria com a Pastoral da Saúde e contou com o apoio da Farmácia Santa Cecília, Indústria Fármace, Laboratorio Monera e Farmácia de Manipulação Flor de Juá.

Raquel Oliveira Comunicação Integrada
Assessoria de Comunicação
13.06.2023