Legenda: O verão no hemisfério norte será responsável por novos recordes de temperaturaFoto: AFPEspecialistas afirmam que a expectativa é de temperaturas ainda mais severas nos próximos dias
Especialistas afirmam que a expectativa é de temperaturas ainda mais severas nos próximos dias. O verão no hemisfério Norte será responsável por novos índices, gerando ondas de calor intenso e duradouro.
PROBLEMAS CAUSADOS PELA ALTA TEMPERATURA
As altas temperaturas começaram a gerar problemas em diversas partes do mundo. No Vietnã, por exemplo, produtores de arroz passaram a trabalhar à noite durante os verões, com temperaturas acima dos 37ºC.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, as ondas de calor que atingem o sul do país já duram duas semanas, apresentando sensação térmica acima dos 40ºC. Ao menos 13 pessoas morreram devido às altas temperaturas durante o verão.
No México, 100 pessoas morreram por conta do calor extremo entre 12 e 25 de junho deste ano. Também no fim do mês, a Espanha registrou temperaturas superiores a 44ºC.
EL NIÑO
Estas observações são uma possível antecipação do fenômeno El Niño, geralmente associado ao aumento das temperaturas globais, somado aos efeitos das mudanças climáticas.
O El Niño é um fenômeno oceânico de aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, próximo à costa da América do Sul, que prejudica a ocorrência de chuvas no Nordeste brasileiro, incluindo o Ceará.
Nos últimos 50 anos, ele foi observado pelo menos 13 vezes, impondo medidas estruturantes de enfrentamento à seca e à baixa recarga em reservatórios.


