Cassação de Carla Zambelli não encontra consenso no Conselho de Ética da Câmara, dizem parlamentares - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Cassação de Carla Zambelli não encontra consenso no Conselho de Ética da Câmara, dizem parlamentares

Cassação de Carla Zambelli não encontra consenso no Conselho de Ética da Câmara, dizem parlamentares

Compartilhar isso

 

Legenda: Zambelli teria xingado deputado do Partido Socialista Brasileiro em abril
Foto: Lula Marques / EBC

Parlamentar é alvo de pelo menos sete investigações com potencial de levá-la à perda de mandato

Escrito por Redação

A deputada federal Carla Zambelli (PL) passou a enfrentar, nesta semana, acusações no Conselho de Ética na Câmara dos Deputados. A parlamentar, que é alvo de investigações da Polícia Federal (PF), do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), poderá sofrer punições caso o processo em curso seja aprovado pelos colegas de Casa.

Diferentes sanções poderão ser aplicadas contra ela, a lista inclui medidas que vão desde uma advertência oficializada, até a cassação do seu mandato. A iniciativa mais grave, atestam alguns políticos, não é consensual dentro da instância que delibera sobre o tema.

Como noticiou o Metrópoles, o colegiado iniciou a análise da denúncia na última quarta-feira (2). A representação em questão é de autoria do PSB, partido presidido pelo advogado Carlos Siqueira, e diz respeito a um episódio ocorrido em abril, quando Zambelli teria xingado o pessebista Duarte Jr. Ela, no entanto, nega tal atitude.

A denúncia contra a deputada foi acolhida por João Leão (PP), relator do processo no Conselho de Ética. Interlocutores ouvidos pela publicação dizem que a investigação da PF não deve respingar no parecer elaborado pelo progressista.

Governistas, entretanto, esperam que a aliada de Jair Bolsonaro (PL) seja punida e que as investigações da polícia esclareçam a tentativa de incentivo a um golpe. Um deles é Guilherme Boulos (PSOL).

Mesmo tendo a acusação acolhida pelo relator, um pedido de vista apresentado por Domingos Sávio (PL) adiou a análise da representação do PSB. Os deputados agora terão dois dias úteis para voltar ao caso. 

De acordo com a reportagem, Carla Zambelli é alvo de pelo menos sete investigações com potencial de levá-la à perda de mandato.

diariodonordeste.verdesmares.com.br

07.08.2023