O ranking estabelece o comparativo entre os 27 entes federados e tem como base 10 pilares temáticos
O Ceará consolidou-se como o estado mais bem colocado no Ranking de Competitividade dos Estados 2023. A pesquisa foi elaborada pelo Centro de Liderança Pública (CPL) e busca orientar no planejamento, organização e execução de políticas públicas, com foco no bem estar social da população brasileira.
Entre as potências cearenses destacadas, está a Educação – em quarto lugar, e a Solidez Fiscal – na 6ª posição nacional. Dentro dessa área, os destaques são os indicadores de gasto com pessoal e sucesso de planejamento, ambos na 5ª posição nacional. O titular da Secretaria da Fazenda do Ceará, Fabrízio Gomes, destaca o avanço em vários aspectos estaduais. “O Estado tem uma gestão fiscal equilibrada, que busca melhorar a governança, cada vez mais com o intuito de estar sempre se posicionando entre as melhores gestões dos entes federados”, reforçou o gestor.
Outra área com avaliação superior em comparação à edição de 2022 foi a Sustentabilidade Ambiental, ocupando agora o 12º lugar no Brasil, e a Segurança Pública, que subiu nove posições e está na 16ª colocação. Para o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, a melhora no ranking deve-se ao apoio dado pelo Executivo estadual à atuação da pasta e suas vinculadas, somado ao esforço de todos que compõem as Forças de Segurança. Além disso, o gestor classifica o uso de tecnologias como primordial. “Juntamente ao trabalho integrado de todas as vinculadas, o uso da inteligência tem sido o carro chefe para que a gente consiga obter melhores êxitos nos resultados”, declarou Samuel Elânio.
Sobre o Ranking de Competitividade
A pesquisa possui 10 pilares temáticos, sendo eles: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação. De acordo com o relatório final, “a metodologia do ranking foi elaborada a partir de amplo estudo de benchmark internacional e de literatura acadêmica especializada sobre o assunto”.
28.08.2023