Governo do Ceará assina 32º memorando para produção de H2V com empresa líder global de energia renovável - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Governo do Ceará assina 32º memorando para produção de H2V com empresa líder global de energia renovável

Governo do Ceará assina 32º memorando para produção de H2V com empresa líder global de energia renovável

Compartilhar isso

  

A parceria com a EDF Renewables Brasil visa a produção de hidrogênio verde no estado

Ampliar a transição energética e desenvolver a economia estão entre as prioridades do Governo do Ceará. Por este motivo, o Estado firmou, nesta quarta-feira (16), o 32º Memorando de Entendimentos (MoU, em inglês) para fortalecer a produção de hidrogênio verde no Ceará, desta vez com a EDF Renewables Brasil.

O encontro para assinatura do acordo foi liderado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Max Quintino, e contou, ainda, com a presença dos seguintes secretários de estado: do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, da Infraestrutura, Antonio Nei, de Relações Internacionais, Roseane Medeiros; da Fazenda, Fabrízio Gomes; da Educação, Eliana Estrela; da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; e do Meio Ambiente, Vilma Freire. Também participaram representantes da EDF Renewables Brasil e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

O memorando contempla a mútua cooperação e intercâmbio para promover a cadeia produtiva da indústria de hidrogênio verde no estado. O secretário da Casa Civil, Max Quintino, ressaltou que essas parcerias são significativas e que “o Governo do Ceará está à disposição para viabilizar o avanço desses memorandos para que, de fato, as expectativas em relação ao hidrogênio verde no estado se tornem possíveis”. Ele reforçou, ainda, que “o desejo é que todos os projetos direcionados ao Ceará se consolidem”.

A iniciativa está alinhada a uma estratégia em comum entre o Governo do Ceará e a EDF Renewables, que é a de estimular a geração de energias renováveis. O CEO da EDF Renewables Brasil, André Salgado, destaca que a assinatura do memorando com o Governo do Ceará é mais um importante marco. “Ratifica as nossas ambições e plano de crescimento no Brasil, além de contribuir com as metas de baixa emissão de carbono do Grupo EDF até 2030”. A partir do acordo, a companhia planeja desenvolver estudos e analisar a construção de uma planta de produção de hidrogênio verde possibilitando, inclusive, a aproximação com universidades locais.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, ressaltou que a assinatura do memorando reforça o compromisso do Governo do Ceará de ampliar a produção de hidrogênio verde no estado. “Esse é mais um memorando assinado para atender a geração de oportunidades produtivas verdes e sustentáveis para o nosso parque industrial local, bem como para outros parques industriais, criando oportunidades de emprego, renda e de investimentos privados”, comentou.

Amélia Gomes - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar e Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos

17.08.2023