Rogério Brito
Barro, no Cariri, registrou 40,8 ºC na tarde dessa sexta-feira (25), atingindo o maior pico de temperatura do Ceará em 2023. A temperatura máxima ocorreu por volta das 16h, conforme dados do sistema de monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Esta é a segunda vez que o município caririense registra o recorde de temperatura no Ceará este mês. Na quinta-feira (24), os termômetros atingiram os 38,6 ºC. Porém, nessa sexta, outros dois munícipios cearenses ultrapassaram essa marca. Em Jaguaribe foi registrado pico de 40,4 ºC e em Santa Quitária, 38,9 ºC.
Com temperaturas mais elevadas, o Ceará também sofre com a baixa umidade do ar. Nessa quinta, Iguatu e Jaguaribe chegaram a 13% e 15%, respectivamente. A Funceme já havia emitido aviso meteorológico para baixa umidade do ar no sul do Estado. A tendência deve seguir até este sábado (26).
De acordo com a Funceme, as altas temperaturas registradas no Ceará este mês são comuns para este período do ano. Segundo a fundação, isso é resultado da escassez de chuvas e do céu mais claro, que contribui com uma maior incidência da radiação solar, deixando a atmosfera mais aquecida.
miseria.com.br
28.08.2023