Valor de gastos é mantido como em outras datas de consumo e 78% dos brasileiros pretendem gastar até R$250, segundo Pulso de Dia das Crianças.
50% das crianças dão preferência aos produtos licenciados, de acordo com os responsáveis
Medindo as expectativas dos brasileiros nas datas mais importantes do varejo, a Score Retail, empresa de data retail da B&Partners . co, em parceria com a Hibou - empresa de pesquisa e insights de mercado, comportamento e consumo - entrevistou 1640 pessoas para o levantamento do Pulso de Dia das Crianças. Os brasileiros mostram que a data não é tão comemorativa em termos de passeios e para 2 em cada 10 pessoas não vai festejar a ocasião, um feriado prolongado que será aproveitado por 31%.
No feriado do Dia das Crianças, 28% dos responsáveis dizem que será apenas mais um dia normal sem atividades específicas. Por outro lado, 8% decidiram ficar em casa e se divertir com os pequenos, e 5% pretendem ir ao parque e outros lugares. Por último, há 24% ainda indecisos. Devido a isso, deduz-se que as telas, os streamings e os jogos devem brilhar no período.
Pensando nos meios de comunicação a serem consumidos, o estudo perguntou “quais você acredita que as crianças da sua rede de contato mais acessam?” e o ranking dos 5 primeiros é formado por Youtube (58%); Tik Tok (51%); Netflix (42%); WhatsApp (38%) e Disney+ (35%).
"Percebemos que tanto as tradições de presentes ou comemorações são mantidas para a grande parte dos brasileiros. As plataformas de streamings, canais digitais e TV aberta também fazem parte da agenda e programação dos feriados, e 77% afirmam que a TV ficará ligada", afirma Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou. "Além disso, é preciso que o mercado se atente às tendências que surgem no entretenimento, uma vez que a grande preferência das crianças é por produtos que ilustram seus ídolos do momento".
Personagens e produtos licenciados ainda são os queridinhos
Sabe-se que a internet e seus influencers fazem parte da vida das crianças. Consequentemente, há maior investimento em marketing para esses dois segmentos e surgem mais e mais produtos no mercado. Sendo assim, o Pulso revela que, segundo os responsáveis, 45% das crianças conhecem, se relacionam ou seguem algum influencer ou celebridade; enquanto 18% disseram que a criança não tem esse costume e 38% não souberam dizer.
Dentre os 45% que sabem que os pequenos acompanham influenciadores, os destaques são os irmãos Lucas Neto e Felipe Neto, que levaram 37% das preferências juntos:
Lucas Neto - 22%,
Felipe Neto - 15%;
Maria Clara e JP - 3%;
Enaldinho, Luluca, Virginia, Xuxa, Jogadores de Futebol, Larissa Manoela, Neymar, Brancoala, Cantores e Gamers, ficaram com 2%, cada.
“Os produtos licenciados são feitos para gerar ainda mais proximidade e acabam saindo em disparada como os preferidos na hora de escolher o presente. Vemos isso nas datas especiais do varejo e também nos gifts distribuídos em restaurantes fast-food. Personagens remetem lembranças, os atuais ganham o público infantil e jovem e os antigos que trazem aquele ar vintage conquistam os mais velhos. Apostar em licenciados sempre é uma escolha certa para as marcas que procuram como atrair o público nessas datas”, explica Fabricio Natoli, VP de estratégia da Score Group.
Ao serem perguntados se produtos licenciados costumam entrar na lista dos presentes, os responsáveis responderam que:
50% - Sim, eles sempre dão preferências aos produtos de personagens preferidos;
34% - Às vezes, pois depende do produto e personagem;
4% - Raramente e, no máximo, resultam em ser um critério de desempate na hora da escolha;
12% - Não fazem questão que sejam produtos licenciados.
Nem toda trend, mas sempre uma trend
Quando o assunto são os personagens adorados pelas crianças, há influências tanto das telinhas quanto das redes sociais. O longa-metragem Barbie, lançado em Julho, a posicionou em primeiro lugar com 9%. A personagem é seguida de perto, com 8%, por outro clássico: o Homem-Aranha, também com a produção Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, estreada em Agosto. Já a Patrulha Canina, também com 8%, já é um queridinho dos pequenos e está na mídia anunciando lançamento para Outubro. Além do trio, outros 17 personagens também foram citados.
Presente de Dia das Crianças só pode ser brinquedo?
No geral, os brinquedos ainda lideram, com 40%, a escolha dos brasileiros. Mas as opções não se limitam a eles e variam bem, e os segmentos destacados para presentear são:
Vestuário, 27%;
Jogos educativos, 25%;
Passeios (Parques e exposições), 22%;
Livros, 20%;
Kit de montar, 19%;
Games, 17%;
Eletrônicos, 16%;
Calçados, 16%;
Jogos de tabuleiro, 14%;
Um pouco de cultura e um toque de "indulgência"
Também tem aqueles que preferem presentear com passeios culturais ou um liberar um pouquinho de “indulgência” que combinam com o Dia das Crianças. Cinemas, guloseimas e outros tópicos estão nas sugestões.
37% - Ida a um fast food;
24% - Café da manhã especial;
16% - Kit de doces;
11% - Kit de chocolates;
8% - Kit de produtos de higiene ou beleza infantil.
Mas com tanta opção, como fica o bolso?
Para a data, também há contenção de gastos e apenas 2% vão gastar mais por analisarem a situação como melhor. Por outro lado, 45% disseram estarem mais apertados este ano e pretendem gastar menos e 31% está igual aos anos anteriores. Já 14% afirmam estarem mais apertados, mas pretendem manter a tradição da data; 8%, se sentem melhores financeiramente, mas preferem manter os hábitos.
Ticket médio se mantém em até R$250
A previsão de gastos se mantém como nas datas comemorativas anteriores, por exemplo, o Dia das Mães. Porém, ao comparar com 2022, houve uma queda de 4% na pretensão de gastos de até R$250 para a data, e em 2023, 78% afirmam que vão gastar este mesmo valor no Dia das Crianças. Os demais valores foram:
De R$250 a R$500 - 16%
De R$501 a R$1.000 - 3%
Mais de R$1.000 - 2%
Metodologia
O Pulso de Dia das Crianças 2023 foi feito pela Score Retail em parceria com a Hibou, em Setembro de 2023. A abordagem digital aconteceu com 1640 pessoas nos Estados SAO/POA/BHZ/RIO/SSA/CWB/BSB/
Sobre a Score Retail
A Score Retail é uma empresa de deta retail da B&Partners . co - The Brandtech Network. O embasamento em dados e tecnologia, pré e pós implementação nos permite desenvolver as melhores soluções para cada tipo de problema em ambientes de compra ou de consumo. Somos especialistas em remodelar a construção de marcas e experiências.
Sobre a Hibou
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.