Prêmio Nobel: de Mandela à Malala, veja famosos que já ganharam - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Prêmio Nobel: de Mandela à Malala, veja famosos que já ganharam

Prêmio Nobel: de Mandela à Malala, veja famosos que já ganharam

Compartilhar isso

 

Nelson Mandela foi um dos famosos que ganharam o Prêmio Nobel Crédito: ALEXANDER JOE / AFP
Nenhum famoso ganhou o Prêmio Nobel até o momento. Confira as celebridades que já levaram para casa a premiação em outras edições do evento.

 Autor Estela Félix

Os ganhadores do Prêmio Nobel 2023 estão sendo conhecidos pelo nesta semana, entre os dias 2 e 9 de outubro. Até o momento, nenhum famoso ganhou o prêmio. Confira abaixo as celebridades que já levaram para casa a premiação em outras edições do evento.

A honraria, de acordo com os estatutos da Fundação Nobel, pode ser dividida por até três pessoas ou dois trabalhos. No prêmio da Paz, uma organização também pode ser contemplada.

Famosos que já venceram o Prêmio Nobel

Confira abaixo lista das celebridades: 

Nelson Mandela (Nobel da Paz, 1993)

Recebeu, em 1993, o Nobel da Paz, o ativista e líder político sul-africano, Nelson Mandela, que ficou conhecido mundialmente pela luta contra o regime de segregação racial chamado Apartheid e adotado entre 1948 e 1994 no país.

Foi considerado um “terrorista” pelos críticos e pela oposição, sendo preso três vezes e permanecendo 27 anos em cárcere.

Marie Curie (Nobel de Física, 1903 e Nobel de Química, 1911)

Integrante de uma família que levou cinco prêmios Nobel de Física e Química, Marie Curie recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1903, com seu marido Pierre Curie e o físico Henri Becquerel pelos estudos sobre radiação, tornando-se assim a primeira mulher a receber o prêmio.

Em 1911, recebeu o Nobel de Química pelas pesquisas sobre dois novos elementos químicos: o rádio e o polônio, e foi a primeira pessoa a receber prêmios em categorias diferentes.

Albert Einstein (Nobel de Física, 1921)

O famoso físico teórico alemão Albert Einstein é considerado um dos pilares da física moderna, tendo elaborado a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física em 1921 pela descoberta da lei do efeito fotoelétrico, essencial para a teoria quântica.

Martin Luther King Jr. (Nobel da Paz, 1964)

Martin Luther King Jr. é considerado uma das mais emblemáticas figuras de luta pela liberdade e igualdade. Foi ativista dos direitos civis e líder pacifista, sendo assassinado em abril de 1968. Em 1964, recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo combate pacífico contra a desigualdade racial.

Bob Dylan (Nobel de Literatura, 2016)

Poeta, cantor e compositor estadunidense Bob Dylan lançou diversas obras. Sendo bastante elogiado pela lírica de suas canções, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 2016 por “criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana”, além de ser uma “profunda influência” na música contemporânea.

Malala Yousafzai (Nobel da Paz, 2014)

A paquistanesa Malala Yousafzai é conhecida pela luta por acesso à educação e pelos direitos das crianças e das mulheres.

A ativista sofreu um atentado por denunciar como o grupo talibã retirava direitos de meninas ao proibi-las de ir à escola. Em 2014, tornou-se a pessoa mais jovem, até o momento, a receber o Nobel da Paz: ela tinha 17 anos quando foi premiada.

Gabriel García Márquez (Nobel de Literatura, 1982)

Com obras como “Cem anos de solidão” e “O amor nos tempos do cólera”, o escritor colombiano Gabriel García Márquez é considerado um dos mais importantes do século 20 e um dos autores latino-americanos mais relevantes da história. Em 1982, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura pelo conjunto de sua obra.

Barack Obama (Nobel da Paz, 2009)

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama recebeu o prêmio Nobel da Paz em 2009 pelo esforço em manter a diplomacia entre os povos.

Apesar de ter protagonizado o acordo nuclear com o Irã e a retomada das relações com Cuba, muitos não concordaram com o prêmio de Obama por julgar o teor de seu governo mais belicista do que pacifista.

Bônus: o brasileiro mais perto do Nobel

O médico e sanitarista Carlos Chagas foi o brasileiro que chegou mais perto de ser laureado com o prêmio, recebendo indicações ao Nobel de Fisiologia e Medicina em 1921 e em 1925.

Ele descobriu a doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido pelo inseto barbeiro e causador da doença que levou seu nome, a doença de Chagas.

O sanitarista descreveu o ciclo completo da doença, mas não levou o prêmio por questões políticas: na época, o Brasil tinha pouca representatividade no comitê do prêmio e os outros médicos brasileiros rejeitaram as suas descobertas.

Como surgiu o Prêmio Nobel?

O prêmio foi criado em decorrência do terceiro e último testamento do químico e engenheiro sueco Alfred Nobel. Foi assinado no dia 27 de novembro de 1895, no Clube Sueco-Norueguês em Paris.

Ao ser aberto e lido após sua morte, o testamento causou muita polêmica tanto na Suécia quanto internacionalmente, pois o inventor havia deixado 94% de sua fortuna para homenagear e premiar pessoas que realizassem grandes ações em benefício da humanidade.

Sua família se opôs ao estabelecimento do Prêmio Nobel e os premiados que ele nomeou recusaram-se a fazer o que ele havia solicitado em seu testamento. O primeiro Prêmio Nobel foi concedido somente cinco anos depois.

Prêmio Nobel: 4 vezes em que o indicado ou ganhador foi polêmico. VEJA

Quem foi Alfred Nobel?

Nascido no dia 21 de outubro de 1833 em Estocolmo, Alfred Nobel cresceu na capital do Império Russo, São Petersburgo. Seu pai, Immanuel Nobel, criou uma fábrica de ferramentas e explosivos na região. Desde a juventude ele se interessou bastante por química e engenharia, se especializando no assunto.

Trabalhando na fábrica do pai, conheceu a nitroglicerina líquida, que se tornou a essência de sua maior invenção: a dinamite. Ele acreditava que ela facilitaria grandes construções para a população como túneis e canais. Com suas patentes e com a exploração de poços de petróleo na Rússia, Nobel se tornou milionário.

Quando seu irmão faleceu, em 1888, um jornal se enganou e achou que era Alfred, publicando assim um obituário noticiando que “o mercador da morte morreu”. O texto ainda trazia que o “Doutor Alfred Nobel, que enriqueceu ao descobrir maneiras de matar mais pessoas de uma forma mais rápida do que jamais visto, morreu ontem”.

Ao ver a forma como seria lembrado e como estavam utilizando a dinamite para a guerra, Nobel ficou revoltado e decidiu se redimir. Dessa forma, mudou seu testamento e definiu que toda sua fortuna fosse usada para premiar pessoas que prestaram grandes serviços à humanidade. Em dezembro de 1896, ele morreu após uma hemorragia cerebral, aos 63 anos, na Itália.

Quem elege os ganhadores do Prêmio Nobel?

Em seu último testamento, Alfred Nobel definiu as instituições responsáveis pelos prémios: A Real Academia Sueca das Ciências para o Prémio Nobel de Física, Química e Ciências Econômicas; o Instituto Karolinska para o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina; a Academia Sueca para o Prêmio Nobel de Literatura; e um Comitê de cinco pessoas eleitas pelo Parlamento Norueguês para o Prêmio Nobel da Paz.

No começo, em 1968, o Sveriges Riksbank estabeleceu o Prémio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em memória de Alfred Nobel. A Real Academia Sueca de Ciências passou a receber a tarefa de selecionar os Laureados em Ciências Econômicas a partir de 1969.

Confira as datas dos anúncios do Prêmio Nobel 2023

Confira abaixo a programação da semana da premiação:

Nobel de Fisiologia ou Medicina

Segunda-feira, 2 de outubro, às 6h30, no horário de Brasília

A bioquímica húngara Katalin Karikó e o médico norte-americano Drew Weissman receberam o prêmio Nobel de Medicina por descobertas que levaram ao desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19

Nobel de Física

Terça-feira, 3 de outubro, a partir de 6h45, no horário de Brasília

O francês Pierre Agostini, o húngaro Ferenc Krausz e a francesa Anne L'Huillier receberam o prêmio Nobel de Física pelo estudo com elétrons, desenvolvendo uma maneira de criar pulsos de luz extremamente curtos que podem ser usados para capturar e estudar processos rápidos que acontecem dentro dos átomos.

Nobel de Química

Quarta-feira, 4 de outubro, a partir de 6h45, no horário de Brasília

Nobel de Literatura

Quinta-feira, 5 de outubro, a partir de 8h, no horário de Brasília

Nobel da Paz

Sexta-feira, 6 de outubro, a partir de 6h, no horário de Brasília

Nobel de Ciências Econômicas

Segunda-feira, 9 de outubro, a partir de 6h45, no horário de Brasília

Todos os anúncios dos prêmios serão transmitidos ao vivo em https://www.nobelprize.org/ e nos canais digitais oficiais do Prêmio Nobel.

opovo.com.br

Cariri Ativo

04.10.2023